Psicologia, perguntado por jorodrigues611, 3 meses atrás

A sociedade atual tem experimentado uma profunda mudança nos paradigmas sociais de inclusão social relacionada ao gênero, à sexualidade e à inserção no mercado de trabalho de indivíduos que passam pela mudança de sexo. No entanto, algumas questões sociais, morais, políticas e jurídicas ainda se mostram como pontos de polêmica. A autora Philippi (2005, p. 25) fala sobre esse tema: “As tentativas historicamente renovadas de formular uma lei para a espécie, capaz de descrever as regularidades das relações dos indivíduos consigo mesmo e com os outros, contribuíram também para a formulação de estereótipos de gênero e de representações do sexo na sociedade ligados à descrição de uma sexualidade normal à qual todos estão virtuosamente destinados. Aos seres de boa vontade, que sabem qual é o seu bem e se adequam ao modelo oficial, o direito disponibiliza um rol de identidades jurídicas convenientes ao bom desempenho dos papéis sociais”. PHILIPPI, Jeanine Nicolazzi. Considerações sobre a sexualidade humana. In: GROSSI, Miriam Pillar et al. Movimentos sociais, educação e sexualidades. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. A opinião da autora sobre a existência de padrões de gênero e sexualidade na sociedade pode ser compreendida a partir de uma crítica ampla e estruturada em três aspectos bem definidos. A partir da discussão empreendida sobre esse tema no texto base da disciplina, analise a opinião da autora citada, tome em destaque as três expressões que estão em negrito, em seguida, assinale a alternativa que melhor explica a crítica expressa por essas três passagens.
A) Analisando a opinião da autora, pode-se notar que sua crítica está baseada em três pontos: primeiro a questão jurídica que se apoia na natureza; segundo, a questão cultural que se apoia na clara diferença de atitudes entre homens e mulheres e, por último, as orientações ético-morais que definem as boas pessoas.

B) A opinião, como citada, expressa uma crítica direta ao pensamento de igualdade de gênero baseada apenas em ideologia. Segundo a autora, a diferenciação de gênero e sexualidade pode ser justificada por características naturais da espécie humana, por padrões normais de aparência e por uma valoração da correta conduta ética e moral.

C) Segundo a opinião da autora, a sociedade constrói sólidas explicações para a diferenciação de gênero, sendo elas: de acordo com as diferenças naturais; de acordo com a conveniência política; e seguindo um aspecto religioso. Assim, sua crítica acaba por reforçar os padrões sociais de gêneros.

D) A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao gênero e à sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças; e segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.

Soluções para a tarefa

Respondido por monteiro3415
4

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

Respondido por melojosefilho
1

Resposta:  A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao gênero e à sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças; e segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.

Explicação: Conforme gabarito.

Perguntas interessantes