A socialização torna o indivíduo familiar à cultura da sociedade em que está inserido, internalizando os valores e crenças próprios a ela e assim construindo um modelo de comportamentos de acordo. No decorrer o indivíduo se depara com escolhas pessoais e profissionais, chegando então à necessidade da socialização em grupos sociais diferentes, como no ambiente de trabalho, no qual não é diferente, pois nele o indivíduo também necessita de uma socialização, para que conheça os valores, princípios, normas, práticas e modelos de comportamentos da organização onde está a se inserir.
RUBERNICK,E. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/488/2019/06/Channa-Escobar-Rubenick.pdf. Acesso em 28 maio 2022.
Sobre as estratégias de socialização organizacional, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A estratégia de socialização não sequencial é composta por processos transitórios, dentro de uma progressão com uma série de etapas identificáveis onde o indivíduo assume uma posição e passa a exercer um papel dentro da organização. Já as estratégias sequenciais são provisórias e não estão ligadas por etapas relacionadas, o que leva algumas organizações a manterem por garantia programas sequenciais e não sequenciais de socialização.
b. Estratégias de socialização isoladas acontecem quando os colaboradores já integrados a empresa são os responsáveis por prepararem os novos membros para que possam assumir funções similares dentro da organização. Já nas estratégias em série de socialização. os novos membros são socializados no decorrer de suas ações e não por uma determinação da organização, o que pode em alguns casos confundir o novo membro.
c. Estratégias de socialização fixas levam um novo colaborador a adquirir conhecimento e completar uma determinada fase, o objetivo é padronizar o tempo de mudança estabelecendo início e fim de maneira prévia. Já nas estratégias de socialização variáveis não há padronização e nem demarcação de tempo, ela está centrada no desenvolvimento apresentado pelo colaborador durante a integração na empresa.
d. As estratégias de socialização por competição normalmente levam os indivíduos a se unirem em grupos e permitem uma maior participação e incentivo a cooperação entre indivíduos de grupos diferentes. Já a estratégia por concurso é caracterizada pela divisão dos membros novos na empresa em grupos ou programas diversos de socialização separados por habilidades. Em situações de concurso cada membro age individualmente e raramente vai querer fazer parte de um grupo.
e. Na estratégia de socialização coletiva, os membros novatos são reunidos em grupos e preparados através das mesmas experiências, portanto os resultados tendem a ser bem parecidos. Normalmente as empresas dão preferência a socialização coletiva pois, pois quando um grupo passa por esse tipo de socialização ele desenvolve por consequência uma consciência coletiva o que pode gerar comportamentos favoráveis para organização.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta: Estratégias de socialização fixas levam um novo colaborador a adquirir conhecimento e completar uma determinada fase, o objetivo é padronizar o tempo de mudança estabelecendo início e fim de maneira prévia. Já nas estratégias de socialização variáveis não há padronização e nem demarcação de tempo, ela está centrada no desenvolvimento apresentado pelo colaborador durante a integração na empresa.
Explicação: Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
História,
11 meses atrás