A socialização das crianças é hoje uma das responsabilidades atribuídas à escola, responsabilidade esta que reveste a sua ação de grande importância, pois, para além do desenvolvimento escolar, a leva a assumir essa função de destaque no desenvolvimento da própria sociedade, ressaltando a característica de ‘organismo social’ da escola e exigindo uma postura mais política desta.
BROTHERHOOD, R. M. LEONEL, W. H. S. Psicologia da Educação. Reimpressão. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Diante do exposto, avalie as afirmativas no que diz respeito da violência e sua relação com o ambiente escolar.
I. Na atualidade temos diversas formas de violência, sendo que estas assolam a sociedade, atingem somente os espaços públicos.
II. Entendemos por violência uma realização determinada das relações de forças, tanto em termo de classes sociais como em termos interpessoais.
III. A violência escolar não influencia a socialização infantil, não interferindo no processo de aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional.
IV. Há duas formas de ver a violência, de uma maneira mais tradicional, como danos físicos e materiais, ou de uma forma mais abrangente, que extrapola o cumprimento de regras e considera os determinantes sócio-históricos e os condicionantes culturais.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, F.
Alternativa 2:
F, V, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F, V.
Alternativa 4:
V, F, V, V.
Alternativa 5:
V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Alternativa 2: F, V, F, V.
Na sociedade atual, existem diversas formas de violência, que podem ser diretas (como as verbais e físicas), como as indiretas (emocionais), todavia todas podem se manifestar em espaços públicos ou privados.
Na área educacional, a violência infelizmente é uma realidade, fruto de mal comportamento dos alunos que são provenientes de núcleos familiares desestabilizados, de uma forma geral.
Perguntas interessantes