A soberania nacional dá o direito do Estado estabelecer normas e condutas que vão pautar a vida coletiva, porém esse direito do Estado não pode estar submetido ou vinculado a interesses de determinados grupos, como a família e empresários, e muito menos aos interesses de outros países. Sendo assim, os políticos atuais (deputados, senadores e presidente) respeitam a soberania nacional ou não? Explique e dê um exemplo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A soberania de um Estado diz respeito ao poder político e de decisão dentro do território nacional, em especial no que se refere à defesa dos interesses nacionais.
Explicação:
Soberania, em seu sentido político ou jurídico, é o exercício da autoridade que reside em um povo e que se exerce por intermédio dos seus órgãos constitucionais representativos. A soberania é uma autoridade superior que não pode ser restringida por nenhum outro poder e, portanto, constitui-se como o poder absoluto de ação legítima no âmbito político e jurídico de uma sociedade.
A palavra soberania deriva da junção de dois fragmentos de raiz latina: super e omnia, que literalmente significam algo como poder supremo, no sentido de que não há poder superior ao “soberano”.