A soberania das pólis gregas encontrou seu fim quando estas se renderam a Filipe da Macedônia, no ano de 338 a.C. Após a morte de Filipe, seu filho Alexandre prosseguiu com as conquistas territoriais e constituiu um império quase tão grande quanto o romano. Nesse processo de expansão, a cultura grega assimilou aspectos da cultura de outros povos conquistados e se misturou a elas. Surgiu assim uma nova cultura de base grega. Quando, a partir do século I a.C., Roma conquistou o Egito, além de áreas próximas à Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isso foi devido: *
1 - ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios
2 - à colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e na Magna Grécia
3 - à expansão comercial egípcia no Mediterrâneo oriental
4 - ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre, o Grande
Soluções para a tarefa
Resposta: numero 4
Explicação: eapero ter ajudado
O império de Alexandre, o Grande, tinha como estratégia de dominação a assimilação das culturas locais a partir da cultura grega, dando origem ao que chamamos de helenismo, essa mistura cultural. Dessa forma, os povos conquistados, embora politicamente inferiores aos conquistadores, ainda sobreviviam cultural e politicamente. Portanto, a resposta correta é a quarta.
Helenismo
O nome "Helenismo" surgiu no século XIX para designar a cultura grega misturada às culturas do Mediterrâneo e Oriente Médio que entraram em contato graças ao expansionismo do governo de Alexandre, o Grande.
Esse foi o período histórico de maior influência cultural grega, tendo grande importância posterior na criação do cristianismo ortodoxo, na escrita de livros bíblicos e na preservação do legado filosófico grego antigo.
A palavra "Helenismo" é uma referência à Helena de Tróia, já que a cidade histórica de Tróia ficava na Anatólia, atual Turquia, um dos lugares de maior influência helenística na Antiguidade.
Entenda mais sobre Helenismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23054203
#SPJ2