“A situação de maior emergência é a parada cardiorrespiratória (PCR), devido à parada do funcionamento do coração e dos pulmões, o que resultará em morte caso não sejam realizados os procedimentos de primeiros socorros.” STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Analisando a afirmação acima assinale a alternativa correta a respeito da parada cardiorrespiratória (PCR).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5.
Explicação:
A cada minuto após o evento sem ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilação, as chances de sobrevivência da vítima diminuem de 7 a 10%.
conforme página 49 do livro
Resposta:
A parada cardiorrespiratória ocorre quando o coração para de bater e a pessoa para de respirar. Nessa situação, a ajuda médica precisa ser acionada imediatamente, e enquanto o atendimento é aguardado, a massagem cardíaca deve ser iniciada para que o coração volte a pulsar.
Causas
A parada cardiorrespiratória pode ser gerada por diversas causas, e as principais correspondem a afogamento, infarto agudo do miocárdio, hemorragia, choque elétrico, infecção grave, acidentes vasculares e arritmia cardíaca.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de uma parada cardiorrespiratória incluem dor no peito, falta de ar, suor frio, sensação de palpitação, tonturas, desmaios e vista turva ou embaçada. Além desses sintomas, a ausência de pulso ou a falta de respiração indicam que o coração parou de bater.
Em casos de parada cardiorrespiratória, é necessário chamar imediatamente o atendimento médico e iniciar os primeiros socorros em alguns passos:
· Verificar se a vítima está consciente;
· Caso esteja inconsciente, verificar se há batimentos cardíacos e respiração;
· Caso esteja respirando normalmente, a vítima deverá ser colocada em posição lateral de segurança e uma ambulância deverá ser imediatamente acionada;
· As roupas da vítima deverão ser desatadas, e em seguida sua cabeça deverá ser erguida para liberar a passagem de ar;
· 30 compressões torácicas deverão ser realizadas de forma ritmada, seguidas de dois processos de respiração boca a boca.
Explicação: