A Síria está exausta depois de quatro anos de guerra. O país ficou dividido em várias frentes Jihadistas, facções islamitas e remanescentes do que foi o rebelde Exército Livre da Síria disputam o território enquanto lutam contra as tropas de Bashar al-Assad. E isso com o consequente movimento forçado da população. É a pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial; quatro milhões de pessoas sobrevivem em condições precárias como refugiados em países vizinhos e oito milhões foram deslocadas internamente. Hanna, moradora de Damasco, de 28 anos, deixará seu país em 10 de setembro. Ela tem motivos: “Minha filha de quatro anos já é capaz de diferenciar o lançamento e a queda de um [projétil de] morteiro. Eu quero um futuro melhor para ela e para mim”. Hanna – pseudônimo pelo qual prefere ser chamada – é formada em turismo. “Meu salário era de 150 euros (cerca de 600 reais), e hoje é um terço disso”, lamenta. Enquanto fala, os bombardeios ressoam. Sob a guerra, 23 milhões de sírios também estão sofrendo os efeitos de uma economia debilitada e embargada. “Estamos exaustos”, diz esta damasquina, “não é só de enfrentar a morte todos os dias, seja por causa dos combates, dos barris explosivos, ou dos morteiros. É psicologicamente insuportável”. Os preços subiram entre 300 e 600%. A cotação da moeda local, que valia 45 libras por euro no início da guerra, está hoje em 280. […] Quatro anos depois de desencadeada a guerra, mais de 230.000 sírios perderam a vida, de acordo com atividades no terreno […]. (SANCHA, Natália. Quatro anos de guerra estrangulam a economia de milhões de sírios. El País [on-line]. 28 ago. 2015. Internacional. Disponível em: .) Sobre o conflito na Síria, é correto afirmar:
A) Esses são eventos isolados em Damasco, que pouco têm a ver com as disputas pelo controle político do país, ainda assim demonstram tensões e aumento no custo de vida daqueles que permaneceram na capital Síria.
B) O convívio com os bombardeios fez com que a maioria da população se dirigisse para cidades, como Damasco, em que não ocorre confronto bélico.
C) Muitos dos que deixaram a Síria o fizeram com o apoio e o incentivo internacional, por haver uma política de acolhida a refugiados nos países que compõem a União Europeia.
D) Não há uma relação direta entre grupos religiosos e contestação política na Síria, uma vez que o único objetivo do conflito é alterar a atuação pública de mulheres – como Hanna – no país.
E) O início da guerra na Síria foi associado a um conjunto de conflitos indicados como Primavera Árabe, em que vários países realizaram contestações a governos com confrontos e manifestações públicas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
E
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás