A síntese de uma substância química, desenvolvida pelos cientistas Haber e Bosch, mudou a história da civilização. Bilhões de pessoas são alimentadas graças a essa substância, uma vez que sua produção permitiu o desenvolvimento de fertilizantes que hoje garantem a produtividade de quase metade de toda a agricultura mundial.
Todavia, este mesmo processo colocou em movimento uma série de alterações ambientais que hoje afetam a sociedade, além ter viabilizado armas que fomentaram muitos conflitos armados ao longo da história mundial.
A formula genérica de tal substância é MA3. Abaixo, são dadas informações sobre os elementos constituintes da fórmula:
- M é um elemento que apresenta dois níveis eletrônicos e apresenta cinco elétrons em um deles.
- A é um elemento cujo subnível mais energético é 1s¹.
Após a leitura de tais informações, responda ao que se pede:
a) Indique os verdadeiros símbolos de M e A. Demonstre seu raciocínio.
b) Qual o tipo de ligação química presente nesse composto.
c) Demonstre a fórmula eletrônica de MA3, com os verdadeiros símbolos de M e A.
Soluções para a tarefa
a) O elemento M é o nitrogênio, cujo símbolo é N. Já o elemento A, a informação dada apenas indica que A é o hidrogênio, cujo símbolo é H.
b) Ligação covalente.
c) .
Propriedades da tabela periódica
A posição de um elemento na tabela periódica fornece informações a respeito da distribuição eletrônica do elemento e vice e versa. As famílias na tabela indicam o último orbital que foi preenchido. Já os períodos indicam a camada de valência do elemento.
a) Ao dizer que o elemento M tem dois níveis eletrônicos, o enunciado diz que o elemento tem duas camadas eletrônicas, ou seja, está no segundo período da tabela periódica.
O primeiro período só suporta 2 elétrons, portanto, ao dizer que esse elemento tem 5 elétrons em um dos níveis, sabemos que está se referindo ao segundo. Essa informação nos fala a respeito da família onde o elemento está. Portanto, devido aos 5 elétrons, sabemos que esse átomo pertence à família 5A.
Assim, o elemento que está na família 5A no segundo período da tabela periódica, é o nitrogênio, cujo simbolo é N.
O orbital mais energético se refere ao último orbital a ser preenchido. Ao citarmos esse orbital, indicamos a camada (no caso do elemento A é 1) e o orbital (que no mesmo caso é ). Portanto, se o elemento A tem como orbital mais energético o 1 é porque é o hidrogênio, cujo simbolo é H.
b) O hidrogênio é um elemento que pode realizar ligação iônica se ligado a um metal e covalente se ligado a um ametal. Como o nitrogênio é um ametal, temos que a ligação entre nitrogênio e hidrogênio é covalente.
c) Os átomos tendem a querer ter a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo na tabela. Assim, o hidrogênio quer ter a configuração eletrônica do hélio, que possui 2 elétrons na camada de valência. Assim, ele realiza apenas uma ligação covalente.
Já o nitrogênio precisa chegar na configuração eletrônica do neônio, que tem 8 elétrons na camada de valência. Assim, esse átomo precisa realizar 3 ligações. Assim, precisamos de 3 hidrogênio para realizar uma ligação cada com o nitrogênio. Assim, a fórmula final é .
Veja mais sobre propriedades da tabela periódica em: https://brainly.com.br/tarefa/20545104
#SPJ9