A síntese da amônia é uma reação reversível representada pela equação a seguir:
N2(g) + 3 H2(g) <=> 2 NH3(g) . No estudo dessa reação fora adicionados 10 mols de cada reagente num reator de volume igual a um litro, que foi então aquecido. Verificou-se que, passado um tempo teq, o sistema entrou em equilíbrio e que nesse estado havia no frasco 1 mol de gás hidrogênio. Calcule a constante do equilíbrio dessa reação.
Gabarito: Kc =5,1
Ps: Gostaria por favor de uma explicação se possível detalhada e não apenas das contas e do resultado visto que meu problema com equilíbrio químico não são as contas e sim o raciocínio.
Soluções para a tarefa
Vemos pela reação química balanceada que a relação estequiométrica é 1:3:2, isto quer dizer que 1 mol de N2 reage com 3 mol de H2 formando 2 mol de NH3;
Como sobrou 1 mol de hidrogênio, então 10-1= 9 mol reagiram com 3 mol de nitrogênio, formando 6 mol de amônia (aplicando a relação estequiométrica)
Equação química balanceada: 1 N2(g) + 3 H2(g) --> 2 NH3(g)
Quantidades iniciais: 10 mol 10 mol zero
Quantidades que reagiram 3 mol 9 mol 6 mol
e que foram formadas:
Quantidades em equilíbrio 10-3= 7 mol 10-9= 1 mol 6 mol
Aplicar:
Dados
[N2]= 7 mol/L
[H2]= 1 mol/L
[NH3]= 6 mol/L
Kc= 36/7 ==> Kc= 5,14 A reação ainda não atingiu o equilíbrio.
Lembre que:
Kc = 1: a concentração dos reagentes e dos produtos é igual e a reação está em equilíbrio;
Kc > 1: os produtos estão em maior concentração. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, está deslocada no sentido da formação dos produtos, ou seja, para a direita;
Kc < 1: os reagentes estão em maior concentração. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, está deslocada no sentido da formação dos reagentes, ou seja, para a esquerda.