"A síndrome metabólica (SM) é uma
disfunção complexa, representada por
um grupo de anormalidades metabólicas
pró-aterogênicas, geralmente associadas
com obesidade abdominal e resistência
à insulina, como disglicemia, redução de
HDL-colesterol (HDL-c), aumento do
triglicérides, hipertensão e presença de
estado pró-inflamatório” (FRIAS, 2007, p
78)
Analise o texto e responda qual
citação foi realizada.
a) citaçao da citaçao , sistema autor data .
b) citaçao direta , sistema autor data
c) citaçao indireta , nota rodapé
d) citaçao direta /indireta e sistema autor data .
e) citaçao indireta , sistema autor data
Soluções para a tarefa
Resposta:
A síndrome metabólica (SM) caracteriza-se pela resistência à insulina e pela presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes melito tipo 2 (DM2)1. Reaven2, na década de 1980, observou que a dislipidemia, a hipertensão arterial e a hiperglicemia eram condições freqüentemente associadas em um mesmo indivíduo e conferiam maior risco cardiovascular, situação a qual denominou de síndrome X. Desde então, surgiram diversas definições para SM. Não existe ainda consenso em relação aos critérios utilizados para o diagnóstico de SM. A Tabela 1, a seguir, compara os critérios das mais importantes instituições com publicações a respeito.
Além desses critérios maiores utilizados para o diagnóstico de SM, freqüentemente outras alterações metabólicas estão presentes nesses indivíduos, tais como aumento do fator ativador plasmático do fibrinogênio e do plasminogênio, hiperuricemia, aumento de proteína C reativa, hiperhomocisteinemia, aumento da expressão de TNF-a e diminuição dos níveis de adiponectina1.
Não há uma definição para SM na infância que seja aceita por toda a comunidade científica1. Cook et al.3 adaptaram os critérios do US National Cholesterol Education Program (NCEP) e propõem como definição de SM em pediatria a presença de três dos seguintes critérios: perímetro de cintura ≥ percentil 90, glicemia de jejum ≥ 110 mg/dL, triglicerídeos ≥ 110 mg/dL, HDL-colesterol < 40 mg/dL e pressão arterial ≥ percentil 90. Além disso, não há padronização sobre a medida de circunferência abdominal em crianças. Alguns autores padronizaram medidas por faixa etária e consideram elevada a medida acima do percentil 904.
Explicação:
espero ter ajudado