A síndrome de Down é causada por uma anomalia cromossômica em que o portador apresenta células com três cromossomos do número 21. Os afetados apresentam geralmente baixa estatura, pescoço relativamente curto, olhos oblíquos, mãos curtas e largas, entre outras características. Essa síndrome é um exemplo de:
Soluções para a tarefa
Tipo de aneuploidia
A síndrome de Down é uma alteração no número de cromossomos em certas células. Um exemplo de aneuploidia é a trissomia, na qual os cromossomos que normalmente ocorrem aos pares ocorrem em triplicata (2n+1).
A síndrome de Down afeta indivíduos que ainda estão no útero da mãe. Portadores desta síndrome têm três cópias do cromossomo 21 em todas ou na maioria de suas células, por isso também é conhecida como trissomia 21.
Pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em vez dos 46 normais. Cerca de 3% das pessoas com síndrome de Down têm 46 cromossomos, mas o cromossomo 21 extra está erroneamente ligado a outro cromossomo (chamado de translocação), resultando em um cromossomo anormal.
Leia mais sobre a síndrome de down em: https://brainly.com.br/tarefa/41344425
A anomalia cromossômica da síndrome de Down se dá quando o individuo apresenta trissomia, ou seja, a ocorrência de três cromossomos 21. Essa síndrome é um exemplo de aneuploidia.
O que é aneuploidia?
A aneuploidia são alterações cromossômicas que podem ser decorrentes do aumento ou redução de um cromossomo do genoma.
São exemplos de aneuploidia:
- Síndrome de Down
- Síndrome de Turner
- Síndrome de Klinefelter
- Trissomia no estramônio
Essas síndromes podem ser diagnosticadas através de testes genéticos.
A aneuploidia pode ser classificada em:
- Euploidias e aneuploidias
- Trissomias
- Monossomias
- Nulissomias
Saiba mais sobre aneuploidia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/16422109