A síndrome de Burnout ou Estafa profissional
"A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. (...) Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso".
Diante do exposto acima, considerando a definição de Burnout, as características e as consequências dessa síndrome:
1. Apresente um relato (real ou fictício) – diferente do apresentado no enunciado – pode ser até mesmo uma narrativa autobiográfica abordando uma experiência de alguém que tenha tido essa síndrome. É importante que o seu relato permita identificar os fatores que levaram a esse adoecimento, então
Soluções para a tarefa
Um exemplo que possa ilustrar a síndrome de Burnout está em um caso real de meu conhecimento.
Um colega, professor de instituições privadas e públicas, durante o período de Pandemia da COVID-19 e consequentemente o estado de isolamento social e quarentena, passou a produzir conteúdo digital no formato EAD.
Este professor nunca esteve habituado a esse sistema e se viu em uma problemática que além de produzir conteúdo, passou a precisar ajustar luz, equipamentos para gravação, editar, cortar e montar os vídeos para os formatos solicitados e ainda sim ver seu salário na maioria das instituições reduzidos a 30% devido a inadimplência nos pagamentos das mensalidades.
Conclusão, após meses nessa problemática ele se viu diagnosticado com a síndrome de burnout e teve que ser afastado das aulas, está se tratando e em breve estará melhor.