A simplificação isola, ou seja, oculta o relacionismo consubstancial ao sistema (relação não apenas com seu ambiente, mas com outros sistemas, com o tempo, com o observador/conceituador). A simplificação reifica, ou seja, oculta a relatividade das noções de sistema, subsisterma, supra-sistema, etc. A simplificação dissolve a organização e o sistema. (MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2002).
Nesse fragmento, Edgar Morin apresenta uma nova abordagem de ensino. Faz críticas ao paradigma educacional simplificado antevendo o paradigma emergente ou da complexidade.
Tendo em vista o apresentado, disserte: o que Morin quer alertar quando afirma que “A simplificação reifica, ou seja, oculta a relatividade das noções de sistema...”.
Objetivo: Partir da reflexão da educação simplificada para uma nova abordagem de ensino, o paradigma da complexidade.
Critério de avaliação: Estabelecer relação e sequência lógica entre ideias e argumentos de forma harmônica fazendo a distinção entre os dois paradigmas educacionais
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Ao dizer que a simplificação isola, ou seja, oculta o relacionismo consubstancial ao sistema; Morin nos informa que quando buscamos simplificar de forma rasa as questões de um sistema, estaremos sendo incapazes de ter uma visão sistêmica.
Visão sistêmica é você compreender o papel de cada parte em relação ao todo; um exemplo disso é uma partida de futebol. Se você só sabe o que faz o atacante e desconhece o papel e funções dos outros jogadores, você não será capaz de ver um time como um sistema, que é exatamente o que os técnico fazem.
Abraços!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás