Biologia, perguntado por vickyplays2736, 3 meses atrás

A sílica ou dióxido de silício é um composto natural formado pelos dois elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre, o oxigênio e o silício. É encontrada na natureza nas formas amorfa e cristalina, que quando combinadas com metais e óxidos dão origem a silicatos como o talco, feldspato, caulim e mica. A forma amorfa, embora não seja inerte, é menos tóxica do que a cristalina, sendo encontrada em rochas vulcânicas vitrificadas, terras diatomáceas não aquecidas, sílica gel, no vidro sintético e na lã de vidro. ' Fonte: FILHO, M. , T. ; SANTOS, U. , P. Silicosis. J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 1):S41-S7. Inaladas, podem gerar silicose. Sobre essa doença e as relações entre elas: I. Pacientes com silicose têm mais chances de desenvolver câncer de pulmão, e são mais suscetíveis à tuberculose. Porque II. Ocorre redução da capacidade dos macrófagos pulmonares em fagocitar e eliminar o Mycobacterium tuberculosis. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por TioAizawa
3

Na resposta do sistema imune na tuberculose as células T ativam os macrófagos para eliminarem a bactéria causadora da tuberculose. Sendo assim a afirmativa I está correta e a II é uma explicação da I, sendo assim ambas estão corretas.

Dióxido de Silício e a Silicose

A silicose é uma doença causada por sílica cristalina, a sua inalação faz com que ela se deposite nos pulmões causando um enrijecimento. Esse enrijecimento faz com que seja mais difícil a respiração.

Na construção civil o cimento possui sílica, sendo assim indispensável o uso de EPIs para trabalhar com o material. Sem o uso de máscaras, pode ocorrer a inalação de cimento podendo ocasionar na silicose.

Continue aprendendo sobre silicose:

https://brainly.com.br/tarefa/2151614

#SPJ4

Perguntas interessantes