A sigla BTEX faz referência a uma mistura de hidrocarbonetos monoaromáticos, poluentes atmosféricos de elevada toxidade.
Considere a seguinte mistura BTEX:

Ao fim de um experimento para separar, por destilação fracionada, essa mistura, foram obtidas três frações. A primeira e a segunda frações continham um composto distinto cada uma, e a terceira continha uma mistura dos outros dois restantes.
Os compostos presentes na terceira fração são:
Soluções para a tarefa
A sigla BTEX faz referência à mistura dos hidrocarbonetos Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno.
A destilação fracionada consiste na separação de misturas baseada na diferença de pontos de ebulição das espécies envolvidas.
O ponto de ebulição de uma substância depende dos tipos de ligações intramoleculares e da massa molecular do composto.
Como é possível observar pelas fórmulas moleculares dos compostos envolvidos nessa mistura, os tipos de ligação são os mesmos, e portanto, a separação deles se baseia na diferença de peso molecular.
Como podemos ver, o benzeno é a molécula mais leve de todas, com 6 carbonos, enquanto o tolueno possui 7, sendo o próximo da sequência. No entanto, o etilbenzeno e xileno são isótopos, ou seja, apresentam a mesma fórmula molecular, com diferença na cadeira, e portanto, não podem ser separados através de destilação fracionada, pois seus pontos de ebulição devem ser muito próximos.
Portanto, os compostos presentes na terceira fração são etilbenzeno e xileno.
Resposta:
etilbenzeno e xileno
Explicação:
são as maiores moléculas. Moléculas mais pesadas tem maior ponto de ebulição