ENEM, perguntado por liralmeidas8879, 10 meses atrás

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo omundo e sua erradicação continua a desafiar globalmente os sistemas de saúde. É importante destacarque a sífilis adquirida vem aumentando entre os segmentos mais jovens da população brasileira,sobretudo entre os homens, o que impõe a necessidade de desenvolver estratégias de prevenção.Para auxiliar na prevenção e no diagnóstico de sífilis, são realizados testes imunológicos treponêmicose não treponêmicos disponibilizados nas redes privada e pública de saúde.Considerando as informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Compare os fundamentos dos testes imunológicos treponêmicos e não treponêmicos. b) Cite um teste imunológico treponêmico e um não treponêmico utilizado na rotina diagnósticalaboratorial. c) Mencione e descreva o fenômeno observado ao realizar-se um teste não treponêmico, em que o resultadoseja negativo sem diluição e positivo diluindo-se a amostra do paciente em 1:8.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
7

a)

Os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos  para os antígenos do Treponema pallidum; enquanto os testes não treponêmicos  detectam anticorpos anticardiolipina que não são específicos para os antígenos do  Treponema pallidum.

b)

Um exemplo de teste treponêmico é a CMIA (Ensaio Imunológico Quimioluminescente Magnético), já um exemplo de teste não treponêmico é o USR (Unheated Serum Reagin).

c)

O fenômeno observado é chamado de pró-zona, e pode ocorrer sempre que existe uma grande produção de anticorpos. Esse  fenômeno trata-se da ausência de reatividade aparente no teste aplicado em uma amostra não  diluída que, mesmo contendo anticorpos anticardiolipina, apresenta resultado não reagente  quando testada.

Este fenômeno acontece por causa da relação desproporcional entre as quantidades de  antígenos e de anticorpos dentro da reação não treponêmica, o que gera resultados falso negativos. Portanto, é fundamental que a amostra seja testada pura e diluída, de forma seriada, até 1:8  sempre que for realizar qualquer teste qualitativo não  treponêmico.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes