A série triboelétrica é representada em uma tabela que relaciona materiais de acordo com a sua tendência em perder ou receber elétrons quando atritados uns aos outros. Nela, o material que vem antes tende a perder elétrons para o material posterior.
Em um experimento, um aluno atritou um pano de lã em uma esfera de cobre (E1). Logo depois, ele colocou essa esfera em contato com outra esfera de cobre (E2) inicialmente neutra, separando-as em seguida.
No final desse experimento, os sinais das cargas elétricas do pano de lã, da esfera (E1) e da esfera (E2) serão, respectivamente:
A
Positiva, negativa, positiva.
B
Negativa, positiva, negativa.
C
Positiva, negativa, negativa.
D
Negativa, positiva, positiva.
E
Negativa, positiva, neutra.
Anexos:
brenopegado:
preciso da respostaaaaaaaa
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa "A".
Positiva, negativa, positiva.
Explicação:
Respondido por
6
Pela série tribo elétrica podemos afirmar que, no atrito entre o cobre e a lã o cobre fica negativo e a lã positivo e, após isso, a esfera 1 fica negativa o que na indução deixa a esfera 2 positiva. Alternativa A.
O processo de eletrização consiste na transferência e doação de elétrons livres durante uma fricção, ou esfregamento. Existe uma tabela que ordena quais materiais têm maior probabilidade de receber ou doar esses elétrons, a partir do fenômeno triboelétrico.
Esses dois corpos podem estar tanto neutros antes do atrito, quanto eletricamente carregados, caso eles estivessem carregados, apenas o contato já faria com que houvesse uma atração ou repulsão e troca de elétrons.
Perguntas interessantes