História, perguntado por marialuizaarce505, 11 meses atrás

A série de revoluções que atingiu a Europa em 1848, a qual ficou conhecida como a "Primavera dos Povos", significou a) o avanço das ideias liberais e nacionalistas, a burguesia e o proletariado unidos no poder b) a conquista do Estado pela aliança constituída pela burguesia financeira e pela nobreza industrial em detrimento dos setores conservadores da Burguesia Industrial. c) um avanço significativo, na Europa ocidental, com a ascensão da monarquia constitucional, que promoveu grande melhoria na qualidade de vida da população mais pobre. d) a vitória dos variados segmentos proletários que fundaram, a seguir, a República Socialista de Paris e) a expansão dos setores conservadores que restauraram o Antigo Regime na Áustria, Prússia e Rússia, afastados do poder desde o Congresso de Viena. Podem me responder rápido.

Soluções para a tarefa

Respondido por DeucalionSama
0

liberal sob o governo de Luiz Felipe de Orleans.

c) instauração do governo do comitê de salvação pública e a declaração de guerra à Santa Aliança.

d) conquista do México para desviar a tensão política interna e restaurar o prestígio dos Bourbons.

e) enunciação da Doutrina Monroe, prevendo a conquista do Oeste dos Estados Unidos pela província francesa do Quebec.

13. Leia o texto abaixo.  

As revoluções de 1848(...) tiveram muito em comum, não apenas pelo fato de terem ocorrido quase simultaneamente, mas também porque seus destinos estavam cruzados, todas possuíam um estilo e sentimento comuns, uma atmosfera curiosamente romântico-utópica e uma retórica similar, (...) Era a 'primavera dos povos' - e, como primavera, não durou."  

HOBSBAWM, Eric J. A Era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 33.  

A chamada Primavera dos Povos, por sua amplitude e radicalidade, apresentou-se como uma enorme esperança de mudanças políticas e sociais no continente europeu e até fora dele (influência na Revolução Praieira em Pernambuco). A opção que caracteriza corretamente um dos movimentos revolucionários daquele período, é:  

a) Em 1848, a rebelião popular em Viena não conseguiu depor o ministro Metternich, dado o apoio do Império Russo ao governo conservador.  

b) Na França, a partir da Revolução de Fevereiro, formou-se um governo com a participação de socialistas, responsável pela criação das Oficinas Nacionais.  

c) Influenciada pela rebelião ocorrida em Viena, a Lombardia-Veneza rebelou-se contra os austríacos, com sucesso, tornando-se o centro do processo de unificação italiana.  

d) Como resistência à invasão prussiana, operários franceses tomaram as ruas e ocuparam as prefeituras das cidades, gerando o movimento da Comuna da Paris, primeiro governo socialista vitorioso da história da humanidade.  

e) Na França, a classe média com o apoio dos camponeses pequenos-proprietários se rebelou contra Luís Bonaparte, que, apoiado pela burguesia, deu golpe de Estado e implantou uma ditadura.  

14.  Nas origens das revoluções democrático-burguesas dos séculos XVIII e XIX, encontram-se condições que envolvem o conflito entre o que se poderia denominar de forças de transformação e as chamadas forças de conservação, isto é:  

a) de um lado, as relações sociais estabelecidas essencialmente em torno da terra e, de outro, um modelo de exploração baseado na posse do homem pelo homem.  

b) os direitos de socialização da terra pelo proletariado agrícola e uma economia assentada predominantemente na agricultura.  

c) de um lado, o capitalismo agrário e industrial e as reivindicações da burguesia e, de outro, os remanescentes da economia feudal e os setores privilegiados representados pelo clero e pela aristocracia.  

d) o progresso do poder real que tende a organizar o Estado Moderno e a permanência do exercício da justiça pelo soberano sobre seus vassalos.  

e) a resistência crescente dos camponeses às exigências dos senhores e o aparecimento de uma forma de transição entre a economia agrícola feudal e a economia agrícola capitalista: o trabalho escravo.  

15. A onda revolucionária que abalou a Europa em 1848, também conhecida como Primavera dos Povos, significou  

17. Tão logo pisei na rua, pela primeira vez respirei o ar das revoluções: o meio da via pública estava deserto, as lojas não estavam abertas [...]. As barricadas estavam sendo construídas com arte e por um número pequeno de homens, que trabalhavam com muito cuidado. Não agiam como culpados, perseguidos pelo medo de serem flagrados em delito, mas com o aspecto de bons operários que querem completar o trabalho rapidamente e da melhor forma [...]. Somente o povo portava armas, guardava os locais públicos, vigiava, comandava, punia. Era uma coisa extraordinária e terrível ver, nas mãos unicamente dos que nada tinham, toda aquela imensa cidade, cheia de tantas riquezas, ou melhor, aquela grande nação, porque, graças à centralização, quem reina em Paris comanda a França. E assim, foi imenso o terror de todas as demais classes.

18. O movimento revolucionário de 1848, que abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa, pode ser caracterizado como um conflito no qual  

a) a burguesia, ou frações desta classe, face ao perigo representado pelo proletariado, não tomou o poder.  

b) o campesinato, em luta encarniçada contra a nobreza, abriu espaço para a burguesia tomar o poder.  

c) a nobreza, diante da ameaça representada pela burguesia, fez concessões ao proletariado para se manter no poder.  

d) o proletariado, embora fosse uma classe já madura e com experiência, ficou a reboque dos acontecimentos.  

e) não houve luta de classes, e sim disputas derivadas das tensões e contradições existentes entre ricos e pobres.  

Espero estar certo k k k k k k k


ApenasUmAlunoqlqr: Que??????
ApenasUmAlunoqlqr: TU ta mt doido mano
Perguntas interessantes