A separação histórica entre as iniciativas de caráter individual e curativo e as iniciativas de caráter coletivo e massivo, com fins preventivos característica da saúde pública são duas formas de conceber e de organizar as ações e os serviços de saúde. MATTA Gustavo Corrêa, MOROSINI Valéria Guimarães. Atenção à Saude. Disponivel em: https://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/atesau.html. Acesso aos 10 jan 2022. Entre as formas de conceber e de organizar as ações e os serviços de saúde podemos lembrar do modelo sanitarismo campanhista, considerando este modelo, analise as afirmações abaixo. I – Foi influenciado por interesses agroexportadores no início do século XX II – Baseou-se em campanhas sanitárias para combater as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, III _ Entre as ações de saúde podemos destacar: vacinação obrigatória, desinfecção dos espaços públicos e domiciliares e medicalização do espaço urbano, IV – Caracterizava-se por desenvolver campanhas organizadas por sanitaristas e técnicos, programas especiais e ações de vigilância epidemiológica e sanitária. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
É sábio que antes da criação do SUS, a saúde não era um direito garantido pela política brasileira, uma vez que, na época de 1980, o Brasil só garantia a saúde para aqueles que eram assalariados, sendo assim, médicos e sanitaristas protestaram pelo fim desta ação e através de muitas campanhas políticas conseguiram implantar o SUS. Dessa forma, as alternativas corretas são II, III e IV.
O processo de implantação do SUS e suas características
Como dito anteriormente, até a década de 80, o Brasil não garantia o direito básico defendido atualmente pela Constituição, sendo assim, na época em que o Brasil enfrentava uma epidemia de febre amarela, os médicos sanitaristas da época foram a luta.
Como estratégias para combater a epidemia e garantia a saúde pública, tivemos a vacinação completa e obrigatória, que posteriormente gerou a revolta da vacina. Mas a maior parte das estratégias eram campanhas sanitárias para combater aquelas doenças.
Leia mais sobre o processo de implantação do SUS: https://brainly.com.br/tarefa/40585305
#SPJ1
Resposta:
Não seria apenas a I, II, III.
http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/atesau.html
Explicação:
O modelo campanhista – influenciado por interesses agroexportadores no início do século XX – baseou-se em campanhas sanitárias para combater as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, implementando programas de vacinação obrigatória, desinfecção dos espaços públicos e domiciliares e outras ações de medicalização do espaço urbano, que atingiram, em sua maioria, as camadas menos favorecidas da população. Esse modelo predominou no cenário das políticas de saúde brasileiras até o início da década de 1960.