A separação entre os estratos político e administrativo é explicada pelo seu pressuposto que defendia que a relação entre os líderes políticos e a população seria baseada na autoridade e na dominação. Para atingir tal objetivo, a elite política necessitaria de outro grupo de pessoas para efetivamente realizar as tarefas do governo. Desse modo, a classe política estaria separada do corpo administrativo do Estado. Não somente visando esse tipo de separação (político Χ administrador), mas também a separação entre o interesse público e o privado, em uma sociedade democrática, o ethos burocrático estaria vinculado a comportamentos capazes de garantirem a não influência de interesses políticos e compromissos particulares.
De acordo com o texto, a máquina burocrática é efetiva para a separação entre vida pública e privada quando estabelece
a) procedimentos excepcionais.b) convívio informalizado.c) atividades inovadoras.d) relações impessoais.e) centralização total.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Alternativa d
As relações impessoais fazem parte da máquina burocrática uma vez que elas buscam separar o privado do público e fazer com que os interesses do primeiro, se sobreponham aos interesses do segundo.
Nesse sentido, é preciso desenvolver o pensamento moral e ético que são intrínsecos de cada indivíduo como modo de fomentar ações legítimas na máquina pública.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás