ENEM, perguntado por estelafls18, 1 ano atrás

A Semana de Arte Moderna foi um movimento definidor da concepção contemporânea de “cultura brasileira”, quando foram propostas pela primeira vez muitas das ideias ainda correntes sobre a relação do país com a tradição nacional e as influências estrangeiras. Neste ano de 2012, esse movimento completa 90 anos. Da Semana participaram jovens artistas como os escritores Oswald de Andrade, Anita Malfati, Mario de Andrade e Manuel Bandeira, esse último autor do poema abaixo. VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA Manuel Bandeira (Fragmento) Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Aqui não sou feliz (...) Com relação às alternativas abaixo, que dizem respeito ao texto, pode-se afirmar: I.Pasárgada é a realização de todos os sonhos e fantasias que a vida cruelmente negou ao poeta. II.O texto é, em realidade, uma negação à ideia de escapismo como solução para eventuais problemas existenciais. III.O poema pode ser visto como uma evasão de uma “vida besta”

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
11
Resposta correta: I e III.

Podemos chegar a esta sequência como correta ao analisarmos cada afirmação e entendermos o que está errado e o que está certo. Começando pela afirmação I, ela está correta porque de acordo com o trecho mostrado, ele está conquistando tudo que desejava, até ser amigo do rei, que parece um cargo mega importante quando era possível.

A afirmação II está errada porque com o trecho apresentado não é possível termos esta interpretação, somente que ele quer muito ir para Pasárgada e não uma negação de ideias. Pode ser que esta afirmação esteja correta mas com o trecho apresentado, seria impossível julgá-la.

A afirmação III está correta porque ele mostra como a vida seria melhor se ele voltasse para Pasárgada e que provavelmente a vida que ele está vivendo é bem besta.
Perguntas interessantes