Português, perguntado por tameras834, 1 ano atrás

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na cultura brasileira, ao inaugurar uma preocupação de parte considerável da classe média e de intelectuais com a cultura brasileira se voltar ao que é típico da cultura nacional. Essa perspectiva foi evidenciada na escola. Educadores passaram a deslumbrar um projeto de educação para a valorização do país. Sobre a defesa da cultura nacional e a educação, julgue as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta.

I. Anísio Teixeira foi um importante educador baiano que defendeu a educação dos valores regionais e o reconhecimento dos valores pátrios na escola.
II. Na Semana de Arte Moderna, a nacionalidade foi um tema constante. Muitos dos intelectuais que participaram deste movimento valorizaram a educação como forma de superação do atraso do país e do reconhecimento de seus valores.
III. Mesmo o Movimento Tenentista, marcado pela revolta de jovens oficiais, buscou a defesa da educação por meio da formação cívica do cidadão e de seu preparo para a qualificação profissional.
IV. Um dos defensores da educação foi o integralista Plínio Salgado. Com sua postura extremista, defensor de uma ditadura nacionalista, considerava que a educação deveria preparar o cidadão.

Soluções para a tarefa

Respondido por andreapuccini
0
Comentários:
I. Anísio Teixeira foi um importante educador, de fato, mas não defendia a educação dos valores e o reconhecimento dos valores pátrios. À época, ele pretendia ver a redução das desigualdades sociais através de uma educação de qualidade para todos. Ou seja, ele contestava os valores pátrios da época. Inclusive, as causas de sua morte são discutidas e que ele fora assassinado por consistir numa voz 'subversiva' da ideia de um país melhor.

Na minha opinião, as opções II, III e IV estão corretas.
Perguntas interessantes