(a) Sejam os vetores u = (1;-1; 1)t e v = (2;-3;-1)t pertencentes ao
espaço vetorial IR3, sendo t representando o transposto. Encontre
a projeção de v sobre u, proju(v).
(b) Determine o subespaço S ⊆ IR3, gerado pelos vetores u e v.
(c) Determine uma base ortonormal para S.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
a) A projeção de sobre é dada por:
b) O subespaço ⊆ gerado pelos vetores e é todo vetor que é ortogonal ao plano gerado por esses vetores. O produto vetorial de por , ou seja, x , é um vetor denotado por que é ortogonal ao par {,} e portanto qualquer vetor pertencente ao plano gerado por {,} também será ortogonal a .
Inicialmente vamos achar :
⇒
Agora considere um vetor genérico denotado por pertencente ao subspaço gerado por {,}, então como ∈ temos que o produto interno entre e deve ser necessariamente zero, ou seja:
----> (*)
Portanto, todo vetor tal que suas coordenadas , e , satisfazem a equação (*) são vetores pertencentes ao substapaço . Matematicamente escrevemos:
⊆ = .
c) São necessários três passos:
1°: Escolher qualquer um dos dois vetores {,} e normaliza-lo. Vou escolher por conveniência (mas poderia ter sido sem nenhuma perda de generalidade).
2°: Encontrar um vetor que é ortogonal ao vetor escolhido no 1° passo, nesse caso, o vetor (observe que o vetor que vamos encontrar aqui também será ortogonal ao vetor já que e são paralelos).
Lembre-se que no item a) encontramos a projeção de sobre , então existe um segundo vetor que vou denominar tal que mais é o próprio . Você pode entender o vetor projeção, , como sendo uma componente do vetor , então é a segunda componente, ou seja:
3°: Normalizar o vetor encontrado no 2° passo:
Portanto os vetores e são ditos ortonormais pois são ortogonais entre si e além disso possuem norma 1.
Logo, o conjunto {,} é uma base ortonormal para .
______________
Como é muito cálculo se algum erro for encontrado por favor colocar nos comentários para que seja corrigido a posteriori e a solução atualizada.