ENEM, perguntado por waldirbis, 5 meses atrás

A seguridade social brasileira teve incluídas em seu escopo a saúde e a assistência social em uma linha programática vinculada à proteção social redistributiva, diferentemente da lógica do seguro em que foi assentada a previdência social. No entanto, e ainda que tal incorporação tenha acontecido em 1988, os desafios de consolidação de uma efetiva proteção social por meio do Estado são bastante atuais. Um desses desafios requisita que a assistência social transite da esfera das carências para a do direito de cidadania, rompendo com o viés clientelista e benemerente que outrora a caracterizou.
Reconhecida por atuar no contraditório campo da reprodução social da força de trabalho e atenuação de conflitos sociais, a política pública de assistência social tem seus rumos impactados pelas disputas que acontecem no plano ideológico e material quanto a diferentes projetos de Estado – mais enxuto ou mais alargado em suas funções interventivas. Afirma-se que as ações dessa política, ao procurarem incidir, especialmente, na parcela de cidadãos inseridos precariamente ou alijados do mundo do trabalho, instalam-se no âmbito do enfrentamento das diversas vulnerabilidades oriundas do sistema capitalista, que reifica relações sociais e acirra desigualdades.


ARMO, Michelly Eustáquia do; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Caderno de Saúde Pública, 2018; vol. 34(3):e00101417.


Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.


I. Desde 1988, a sociedade brasileira tem garantido uma efetiva proteção social por meio das ações do Estado.
II. Disputas ideológicas acabam influenciando os resultados das políticas públicas de assistência social.
III. O sistema capitalista opera de modo a diminuir as desigualdades e, consequentemente, reduzir as vulnerabilidades.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por DIEGUINHO076
41

Resposta:

Alternativa 2

Explicação:

I- A sociedade brasileira nunca garantiu uma efetiva proteção social por meio de ações governamentais. Teoricamente, com a criação da Constituição Federal de 88, o Brasil teria uma efetiva proteção social, mas a realidade tem se mostrado diferente.

III- O sistema capitalista opera justamente de modo a aumentar as desigualdades, buscando sempre garantir uma segurança econômica à alta classe e empresariado.

Espero ter ajudado!


rodrigoconstrutorabl: Acredito que seja a alternativa E): II e III
Perguntas interessantes