A segurança dos alimentos é, cada vez mais, um fator de preocupação a nível mundial. Este fato ficou ainda mais evidenciado com a globalização e desde então a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado a população para a necessidade de se coibir a contaminação de alimentos, visando evitar potenciais danos à saúde.
Fonte: SANDERS, T. A. B. Food production and food safety. BMJ, n. 318, p. 1689-1693, 1999.
Sobre os tipos de contaminação de alimentos apresentados no material, assinale a alternativa que relaciona corretamente a atitude e respectivo tipo de contaminação de alimentos que pode ocasionar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sintomas mais comuns:
– náuseas;
– vômitos;
– dores abdominais;
– diarreia;
– falta de apetite;
– febre.
Tratamento:
O tratamento é baseado em medidas de suporte para evitar a desidratação e o óbito.
Os sintomas tendem a desaparecer em alguns dias e geralmente os antimicrobianos são indicados quando há comprometimento do estado geral, febre persistente (por mais de três dias), sangue nas fezes e desidratação grave. Em todos os casos, é importante monitorar o estado de hidratação e a duração dos sinais e sintomas, além de procurar o serviço de saúde para a indicação de terapêutica específica, de acordo com a suspeita clínica. Também é fundamental a reposição de líquidos, principalmente em crianças, idosos e imunodeprimidos que apresentam diarreia.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO