A segurança alimentar e nutricional é, de forma geral, a defesa de que a população tenha acesso a alimentos saudáveis e em quantidades suficientes, respeitando os costumes, a economia e as ações sustentáveis de cada região. Se esse direito humano não é realidade, ocorre a insegurança alimentar (IA) em domicílios, o que demarca a indisponibilidade de alimentos ou até mesmo a ocorrência de fome. Dessa forma, é importante entender a prevalência e os fatores associados a IA no Brasil, a fim de compreender como podem ser analisados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
AGUIAR, L. W.; CARVALHO, M. F. F. História e Evolução da Segurança Alimentar no Brasil e no Mundo. Maringá. Unicesumar 2019.
Diante do exposto e levando em consideração a prevalência da Insegurança Alimentar (IA) e a análise dos dados estatísticos, avalie as afirmativas abaixo:
I. Mundialmente, estima-se que 1 a cada 9 pessoas vive em situação de Insegurança Alimentar (IA). Os países em desenvolvimento estão localizados nos continentes da Africa e América do Sul, observa-se mais o nível de IA grave. Enquanto que, nos Estados Unidos, embora não apresente um número tão baixo de IA, esses níveis de IA são mais distribuídos entre diferentes níveis (leve, moderado e grave).
II. No Brasil a população não apresenta prevalência elevada de Insegurança Alimentar, mostrando números totais muito baixos, sendo observada em todo território nacional, não sendo observada grandes picos de IA em regiões específicas ou características específicas da população, ou seja,como em domicílios com crianças menores de cinco anos ou, por exemplo, em domicílios localizados no Nordeste do Pais.
III. O excesso de peso e a obesidade são um dos reflexos da insegurança alimentar e nutricional infantil. No Brasil analisando dados de 2008 a 2013, observou-se um aumento na Proporção de Crianças Obesas devido a má qualidade da alimentação e 57% da população brasileira adulta encontra-se em nível de IA por estar com sobrepeso.
IV. As políticas públicas para a alimentação com foco específico como Programa de Suplementação Alimentar, Programa Nacional do Leite para Crianças Carentes e Programa de Alimentação do Trabalhador são exemplos de políticas públicas desenvolvidas para reduzir a insegurança alimentar focadas em grupos estratégicos como à infância, adolescência, escolares e trabalhadores.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
As afirmativas As afirmativas I, III e IV estão correta.
A insegurança no Brasil ocorre principalmente em regiões especificas, como no interior do nordeste, principalmente nas áreas de seca, onde é mais difícil produzir, conseguir emprego ou obter alimentos.
A segurança alimentar está ligada ao suprimento de todas as pessoas com alimentos suficientes para saciar a fome e as necessidades nutricionais de todas as pessoas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás