A) Segundo o texto “Civilização e violência”, nas sociedades contemporâneas de quem é o monopólio da violência?
B) De que outra forma, o autor do texto descreve a monopolização da força? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ter ajudado;
Explicação:
a)O objetivo deste artigo é discutir, a partir das contribuições de Weber, o papel do Estado em relação ao monopólio legítimo do uso da força física no que concerne à manutenção da paz e da ordem nas sociedades atuais, assim como o uso ilegítimo do poder de polícia em prol do setor privado de segurança e o aumento do policiamento privado. A partir disso, é feito um pequeno debate sobre o caso brasileiro de atuação do agente público – o policial – na segurança privada.
b)O monopólio legítimo do uso da força. Para Max Weber, o monopólio legítimo da violência, de modo a fornecer segurança aos cidadãos, era o símbolo da soberania e a própria razão para a existência de um Estado. ... A partir de 1648, desenvolveu-se o conceito de exércitos compostos de cidadãos leais a um Estado-nação.
O sociólogo alemão Max Weber, em sua obra “A política como vocação”, denominou o estado como uma comunidade humana detentora do monopólio do uso legítimo da força física. Weber defendia que essa classificação ocorre pois o estado é considerado como a única fonte do direito que utiliza a violência através da legalidade.