a) Segundo o quadro, existem 36,9 milhões de pessoas vivendo com HIV. Qual a diferença entre as pessoas que vivem com HIV e aquelas que têm AIDS?
b) No total, existem cerca de 180 mil crianças de 0 a 14 anos que se infectaram em 2017. Considerando as vias de transmissão do vírus HIV, quais são as principais causas de infecção entre as crianças de até 5 anos?
c) Ainda sobre a AIDS e os dados da tabela, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações a seguir .
( ) Os 21,7 milhões de portadores de HIV com acesso ao tratamento podem diminuir a carga viral em seus organismos por meio de medicamentos específicos.
( ) Os 36,9 milhões de pessoas que vivem com HIV certamente morrerão de AIDS.
( ) As 1,8 milhões de novas infecções em 2017 no mundo, devem-se principalmente à trans- missão pela saliva e pelo suor da pele.
( ) Uma pessoa corre o risco de se infectar com o vírus HIV se: tiver relações sexuais sem cami- sinha, usar seringas ou agulhas contaminadas, tiver contato com fluidos corporais infecta- dos, como sangue, sêmen, fluido vaginal e leite materno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Toda pessoa que tem AIDS é portadora do vírus HIV, porém nem todos que tem vírus HIV possuem AIDS. Parece estranho, mas funciona da seguinte maneira: quando a pessoa entra em contato com o vírus HIV ela desenvolve um processo infeccioso, com sintomas semelhantes à gripe: febre, dor no corpo, cansaço, prostração,…. Os sintomas desaparecem espontaneamente e o paciente torna-se portador do vírus HIV. Pode permanecer assim por muitos anos, sem nenhum sintoma. A partir do momento que começa a apresentar infecções oportunistas (candidíase oral, infecções respiratórias e intestinais frequentes,…) significa que há um comprometimento da resposta imune e, nesse caso, demonstra que deixou de ser apenas um portador assintomático para ser um doente com AIDS.
O HIV é um retrovírus, pois é formado por RNA que, a partir do momento que entra na célula, precisa produzir DNA para que possa incorporar seu material ao DNA da nossa célula. Por isso o termo retro, pois faz o processo ao contrário (de RNA para DNA). Infecta seletivamente nossos linfócitos (leucócitos) do tipo CD4, que são os principais gerenciadores da resposta imune. Com a multiplicação do vírus e a crescente destruição dos CD4, a resposta imune fica severamente comprometida e o organismo fica susceptível à infecções por microrganismos pouco patogênicos (oportunistas), podendo levar à óbito por um agente que não costuma causar doença em pessoas imunocompetentes (sistema imune funcionando adequadamente). Por isso o conceito de que uma pessoa morreu de AIDS é equivocado, visto que a causa mortis é complicação de processos infecciosos originados pela imunodeficiência provocada pelo vírus HIV.
B) Aleitamento materno e transmissão hereditária, ou da mãe ou pai.
C)V, F, V, V