a) Segundo Campos (1983), o Coronelismo no Estado de Goiás diferenciou-se de outras regiões. Quais são
os fatores que levaram a isso?
b)Devido a este isolamento o Estado de Goiás se tornou ambiente propício à formação de uma engrenagem
política, comum no Brasil na “República Velha”, chamada de Política dos Coronéis. Quais eram as
características dos coronéis em Goiás?
c) Quais eram as estratégias utilizadas para a manutenção do poder?
c) Quais eram as estratégias utilizadas para a manutenção do poder?
d) A formação da chamada política coronelística é trabalhada por Campos (2003) sob dois aspectos. Quais?
e) Descreva como era a economia do Estado de Goiás neste período.
f) pesquise nos meios de pesquisa que você tem à disposição, converse com as
pessoas de sua casa, que você mantém contato, sobre o que eles sabem sobre o coronelismo em Goiás e em sua
cidade e escreva um texto sobre as práticas que dominou a política brasileira durante a República Velha e
refletiram na política do Estado de Goiás e em sua cidade.
Soluções para a tarefa
a)
Goiás, portanto, apresenta, através de suas oligarquias, condições
peculiares para o advento do coronelismo em Goiás o caso
do Coronel está desvinculado da posse da terra. Os coronéis não são grandes proprietários de terra, eles se destacam não por suas posses mas pela capacidade de articular o mundo com a violência, a brabeza física.
B)o Coronel está desvinculado da posse da terra. Os coronéis não são grandes proprietários de terra, eram aqueles que possuíam grande influencia política
C) O coronelismo se diferenciou-se de pelo fator da prática cotidiana na Capital e nas demais cidades goianas, as famílias de relativa projeção social e econômica buscarem a união conjugal como forma de estreitar seu poder.
A tradição de casamentos endogâmicos. Porém , quando isso era inviável, as famílias importantes entrelaçavam-se com outras famílias de renome.
D) Na dominação de uma classe, a oligarquia e na questão econômica
E) A economia do estado era baseada na agricultura como nos demais estados e na propriedade da terra.
F) O Estado de Goiás foi palco de luta de oligarquias rurais que disputavam a ascensão do poder. Destacaram-se nesse embate especialmente os Bulhões, que obtiveram o domínio do Estado no início da República até 1912, e os Caiados, que assumiram o poder com o declínio dos Bulhões, nele permanecendo até 1930.
a) O poder no coronelismo era advindo da posse de terras, por meio das quais o proprietário exercia coerção econômica e social sobre a população. Já no estado de Goiás o poder dos coronéis emanava do medo, visto que usavam da violência para realizar suas articulações.
b) Os coronéis de Goiás eram conhecidos pelo uso da violência e da brutalidade física em suas articulações sociais. Eram homens que normalmente não tinham muitas terras, mas ainda eram extremamente influentes na política.
c) Era comum no território goiano que famílias eminentes buscassem por casamentos endogâmicos, o objetivo era manter o poder centralizado na família. Porém, quando isso não era possível, acabavam por realizar casamentos com membros de outras famílias em ascensão.
d) Campos observa o aspecto oligarquia, com a dominação de uma classe e no aspecto econômico dessas políticas coronelísticas.
e) Nessa época a economia de Goiás era baseada em latifúndios onde havia desenvolvimento tanto da agricultura quanto da pecuária.
f) O estado de Goiás vivenciou disputas de oligarquias rurais, que buscavam a hegemonia no cenário político local. Destes embates podemos destacar os Bulhões e os Caiados que dominaram a política local desde o início da República até 1930.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/32364978