A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série. De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a: a) proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital. b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo. c) passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno. d) independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
61
Resposta:
b
Explicação:
A produção industrial passou a ser cada vez mais acelerada e o fordismo consistia na linha de montagem, tipo de esteira, onde o trabalhador fazia uma etapa da produção. O filme Tempos Modernos de Chaplin mostra bem isso.
Respondido por
35
Resposta: Alternativa b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.
A Segunda Revolução Industrial, nos EUA, incorpora e aperfeiçoa conceitos que já existiam nas fábricas inglesas. Por isso, quando as aplica nas suas empresas, Ford consegue um aumento e barateamento da produção de veículos.
Perguntas interessantes