ENEM, perguntado por ribbagomes, 10 meses atrás

) A segunda metade do século XX apresentou muitas discussões, convenções, protestos e outros movimentos ambientais. Esses movimentos pediam a preservação e/ou conservação da biodiversidade, o fim da poluição, a diminuição do desmatamento e do impacto ambiental negativo que o homem causava no meio ambiente. Com base nestes movimentos, julgue as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O relatório “Os limites do crescimento” apresentava o conceito de desenvolvimento sustentável e apresentava estimativas sobre o consumo desenfreado de recursos naturais no futuro. ( ) O relatório de Brundtland falava sobre o esgotamento dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável e, se a população mundial continuasse a consumir os recursos no mesmo ritmo que estava consumindo, sérios danos ao ambiente seriam vistos até 2035. ( ) Os relatórios do IPCC falavam sobre as mudanças climáticas oriundas da emissão de gases provenientes das atividades antrópicas. Assinale a alternativa correta. Alternativas: a) V, F, V. b) V, V, V. Alternativa assinalada c) F, F, V d) F, F, F e) V, V, F

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
7

A segunda metade do século XX apresentou muitas discussões, convenções, protestos e outros movimentos ambientais:

( V ) O relatório Os Limites do Crescimento”, utilizou sistemas de informática para simular a interação do homem e as tendências ambientais do mundo. O relatório apontavam três conclusões principais:

1.] se a tendência do crescimento da população e, por conseguinte, da poluição,  industrialização, produção de alimentos e exaustão de “recursos” naturais se  mantivesse, os limites do planeta seriam atingidos em 100 anos;

2. era possível alterar  esta tendência através de uma possibilidade sustentável de estabilização econômico ecológica;                                        

3. as pessoas deveriam o mais rapidamente possível adotar como meta a  perspectiva de estabilização, para lograr sucesso nesta empreitada.

( F ) O "Relatório Brundtland"  foi a construção de  uma ideia capaz de preconizar um futuro comum  para todos, através de uma estratégia de  desenvolvimento dentro do sistema capitalista: o  desenvolvimento sustentável.

Foram apresentadas possíveis “soluções” para os grandes problemas ambientais e sociais, e implementação de mudanças práticas ou ajustes  para intercâmbio de tecnologias, informações e  investimentos, que consolidasse uma interferência internacional, para a construção de um novo padrão de desenvolvimento menos agressivo com a  natureza.

( V ) O IPCC, Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, é formado por um grupo de cientistas, especialistas e consultores políticos que tratam destacadamente  da questão do aquecimento global e se apoiam em redes de pesquisa entre colaboradores de diversas  universidades do mundo.

As indicações de “mudança climática” são cobertas pela  incerteza atual acerca de um processo antropogênico de aquecimento global e mostram o perigo próximo de alteração climática ocasionado pela emissão  incontrolável de gases poluentes.  

Alternativa correta: a) V, F, V.

Bons estudos!

Perguntas interessantes