A segunda metade do século XIX foi marcada pelo apogeu do cientificismo no mundo ocidental. A ciência transformava-se na panaceia para todos os males, capaz de indicar soluções para tudo, inclusive prever, controlar e disciplinar os homens e seus comportamentos. Desde o evolucionismo de Darwin até o positivismo de Augusto Comte, a ideia de progresso servia como “bússola” no caminho da modernidade. À luz dessas informações, indique a opção que define o contexto de introdução das ideias positivas no Brasil. Escolha uma: a. O positivismo ganhou destaque no Brasil ao penetrar na Escola Militar do Rio de Janeiro, que preparava jovens oficiais com vistas à abolição da escravidão e à implantação do regime republicano. b. O positivismo penetrou no Brasil através da visita de uma missão militar inglesa ao país, atingindo seu apogeu com a Proclamação da República por Deodoro da Fonseca, um de seus principais líderes. c. A idéia de progresso contida no positivismo baseava-se na crença em um estágio superior da evolução humana a ser atingido, no caso do Brasil, quando toda a população do país fosse alfabetizada e gozasse de cidadania política. d. O positivismo difundiu-se no Brasil sobretudo através da juventude militar formada pela Escola da Praia Vermelha, que valorizava o mérito individual e acreditava na Ciência Positiva como religião da humanidade, em oposição ao catolicismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
O positivismo foi um grande influenciador, aliás, o lema da Bandeira brasileira "Ordem e progresso" é de origem positivista. A resposta seria letra A.
vini8841:
O Positivismo visava a abolição da escravatura, e também a república. As ideias positivistas nasceram na França com August Comte, e ela se difundiu na Europa. No Brasil deve grande destaque por escritores da época, fazendo com que as ideias circulassem ainda mais rápido, em especial entre os militares.
Respondido por
6
Letra D
d) O Positivismo difundiu-se no Brasil, sobretudo através da juventude militar formada pela Escola da Praia Vermelha, que valorizava o mérito individual e acreditava na Ciência Positiva como religião da humanidade, em oposição ao catolicismo
Perguntas interessantes