História, perguntado por mcovcoutinho, 1 ano atrás

A segunda guerra foi uma continuação da primeira? por que?


thiagoferreira4: De certa forma. O Tratado de Versalhes, que fez as diretrizes do armistício da Primeira Guerra, foi duro demais para com a Alemanha, impondo sanções quase impossíveis de cumprir por parte da derrotada nação germânica. Isso suscitou um processo de revanchismo que desaguou na tomada do poder pelo partido nazista, ultra radical segmento político que propiciou o desencadeamento da Segunda Guerra Mundial.
mcovcoutinho: Obrigada!
thiagoferreira4: de nada

Soluções para a tarefa

Respondido por aninhamoraes16
2
de certa forma sim, pois a Alemanha no fim da primeira guerra mundial foi "culpada" e na segunda guerra mundial deu - se digamos q uma revanche..
Respondido por Nc77
1

Resposta:

Pelos países envolvidos, na Guerra das Guerras como ficou conhecido a 1°, havia a Tríplice Aliança formada por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (a Itália passaria para a outra aliança mais tarde), do outro lado a Tríplice Entente, formada pela França, Rússia, Reino Unido e o fortalecimento pela entrada de Estados Unidos e Brasil.

Na 2° Grande Guerra vemos Alemanha e Itália unindo forças novamente com reforço do Japão, essa aliança recebe o nome de Eixo Roma-Berlim-Tóquio.  Do outro lado a aliança de Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos, denominam-se Aliados.

Pela situação sócio econômica que não mudou, ao contrario piorou ainda mais, e no caso da Alemanha foi muito mais severo, não posso deixar de lembrar que ela foi Responsabilizada pelo primeiro confronto, e penalizada de uma forma surreal, se justa não cabe a mim julgar.

O que fica claro é a soma da desigualdade, injustiça, ganância, interesse, oportunismo, vantagem e o surgimento de governos totalitários, com fortes objetivos militaristas e expansionistas.

Na Alemanha, surgiu o Nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e, inclusive, reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial.

Na Itália, estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início daquela década, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas desses países foi a industrialização, principalmente relacionada com a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, entre outros).

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região.

 O marco inicial ocorreu em 1° de Setembro no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

☺/♥

Perguntas interessantes