A segunda ene rgia de ionização de alguns elementos do período 4 é: Ca (11,87 eV) Sc (12,80 eV) Ti (13,58 eV) V (14,15 eV) Cr (16,50 eV) Mn (15,60eV). Identifique o orbital em que ocorre a ionização e explique a tendência nos valores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
19. Uma geladeira o preço avista custa R$1850,00. Paulo
comprou e pagou toda de uma vez e obteve um desconto de
8,5% De quanto foi o desconto que ale obteve
Resposta:
Primeiro, fazemos a distribuição eletrônica dos elementos no seu estado fundamental para visualizar melhor os orbitais da camada de valência. A camada de valência sofrera os efeitos da energia de ionização, pois é a camada mais externa do átomo.
Ca → 4s² (2, 8, 8, 2 - distribuição completa em camadas)
Sc → 4s² (2, 8, 9, 2 - distribuição completa em camadas)
Ti → 4s² (2, 8, 10, 2 - distribuição completa em camadas)
Cr → 4s¹ (2, 8, 13, 2 - distribuição completa em camadas)
Mn → 4s² (2, 8, 13, 2 - distribuição completa em camadas)
*Observação, do escândio até o manganês são metais de transição externa, eles não seguem fielmente o Diagrama de Linus Pauling*
A segunda energia de ionização é a energia necessária para remover o segundo elétron de um átomo na sua fase gasosa. O orbital que ocorre a segunda energia de ionização é o 4s para Ca, Sc, Ti e Mn. Para o cromo (Cr), o orbital que ocorre a segunda energia de ionização é o 3d.
A energia de Ionização cresce da esquerda para a direita em um período, pois há o acréscimo de prótons no núcleo do átomo que faz aumentar a carga nuclear efetiva (força excedida pelo núcleo sobre os elétrons), dificultando assim a retirada de elétrons da camada de valência.