A seguir você lerá chamadas de reportagens que foram amplamente debatidas no cenário brasileiro ao se problematizar o papel da escola sobre a educação sexual. “Menina escreve bilhete após palestra em escola denunciando o pai por abuso sexual” “Já fui abusada pelo meu pai, isso pode ser denúncia?”, escreveu a criança de 10 anos". DETLINGER, J. Pais e filhos uol. Set/2018. “Após palestra em escola de Manaus, criança denuncia tio por estupro. A estudante tem 7 anos e decidiu denunciar o tio após assistir uma palestra. O crime ocorreu na Zona Norte” LANDAZURI, D. Violência Sexual. Emtempo. Maio/2019. Notícias como estas indicam o papel diferenciado que a escola tem no processo de proteção à criança. Sendo o espaço que esta frequenta por um longo período é esperado que se construa vínculos de respeito e confiança capazes de garantir que a criança consiga se expressar mesmo diante de tamanha violência. No entanto, pode acontecer da criança não conseguir expressar explicitamente o que está acontecendo com ela. Neste contexto o olhar do profissional em contato com a mesma vai ser fundamental para reconhecer se algo não vai bem. Elaborado pelao autor, 2020. Considerando o papel dos profissionais da educação no processo de identificação de sinais de abuso, analise as afirmativas a seguir: I – Os abusos de qualquer ordem pouco impactam na rotina escolar do aluno, cabendo a escola denunciar por questões morais e de responsabilidade social. II – O abuso sexual que deve ser notificado as organizações competentes são os que envolvem contato físico, pois são estes que causam danos severos. III – Alteração de peso, comportamento infantilizado, isolamento repentino, roupas destoantes da estação podem ser indicativos de abuso. IV – Comportamento sexualizado, resistência em ir embora para casa e medo repentino de contato físico podem indicar abuso sexual. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II, apenas. Alternativa 2: II, III, apenas. Alternativa 3: III, IV, apenas. Alternativa 4: II, IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III, apenas.
Soluções para a tarefa
As alternativas I, III e IV estão corretas.
O abuso sexual não é o único que deve ser denunciado. O assédio moral também deve ser realizado.
A cultura do assédio está ligada a fatores históricos, onde a supremacia do homem sobre a mulher, a colocou como um ser inferior, o que fere os direitos humanos em primeiro lugar, que devem buscam atuar como uma instituição de respaldo para os indivíduos que são vítimas do sistema falho social e criminal em nosso país, neste caso da violência contra a mulher, o assédio, o feminicídio etc.
Dentre as características do movimento feminista que buscam quebrar a cultura do assédio, temos:
- A busca por igualdade sem distinção de gênero;
- O Combate a violência contra a mulher no espaço social;
- O Combate à violência contra a mulher no ambiente doméstico.
Resposta:
II e IV estão certas
Explicação:
a I está errada pois diz que os abusos *Pouco* impactam na rotina escolar, isso está errado porque gera reações na rotina escolar com a mudança do comportamento do aluno