a seguir você encontrará imagens das sete maravilhas do mundo moderno, anunciadas em 7 de julho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa: a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil; a Grande Muralha,na China; o Taj Mahal, na Índia; a cidade de Petra, na Jordânia; o Coliseu, em Roma, na Itália; as ruínas incas de Machu Picchu, no Peru; e a antiga cidade maiabde Chichén Itzá, no méxico. Pesquise informações sobre cada uma das novas Sete Maravilhas e anote-as junti às imagens.
Soluções para a tarefa
CRISTO REDENTOR
Estátua que retrata Jesus Cristo e que se localiza no Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro. O monumento foi criado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, com a colaboração do escultor Paul Landowski e Albert Caquot, entre 1922 e 1931, feito com concreto armado e pedra-sabão, pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo do mundo atualmente. Sendo inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Maior símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou ícone do país em todo o mundo.
MURALHA DA CHINA
Seria uma série de muros feitos com pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, construída nas fronteiras na parte norte da China para proteger os estados chineses de invasões de grupos nômades e violentos, como os mongóis, também tinha como função o controle da fronteira, permitindo controle na Rota da Seda e os processos de imigração e emigração do seu território. Sua extensão hoje possui um total de 8.850 km² e por ter uma história tão longa e impactante se tornou sinônimo da história do povo chinês.
TAJ MAHAL
Seria um mausoléu, que se localiza na Índia e realizada entre 1632 e 1653, essa monumental construção feita em mármore branco foi realizada a mando do imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa Aryumand Banu Begam, que era chamava de “a joia do paraíso” e faleceu ao dar à luz a seu filho. O Taj Mahal foi construído sobre seu túmulo, por isso o Taj Mahal é conhecido com a maior prova de amor do mundo.
CIDADE DE PETRA
Cidade histórica da Jordânia, também conhecida como “Cidade Rosa”, famosa por possuir uma arquitetura esculpida em rocha e por ter um sistema sofisticado de canalização de água. Muitos acreditam que foi criada em 312 aC por árabes nabateus (nômades) que se aproveitaram a proximidade de Petra com as rotas comerciais.
COLISEU
Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um famoso lugar localizado na cidade de Roma, Itália que foi construído entre 68 – 79 dC, é o maior anfiteatro já construído. Feito na época da chamada dinastia flaviana, o Coliseu poderia abrigar até 80 mil pessoas e era utilizado para combates de gladiadores e espetáculos públicos, mas com o passar do tempo começou a ser utilizado por outros fins após a queda do Império Romano do Ocidente. Embora um pouco derrocado por conta terremotos e saques em sua história, ainda é um grande símbolo do período Imperial Romano.
MACHU PICCHU
Também conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, o termo Machu Picchu em quíchua quer dizer velha montanha. Seria uma cidade nativa bem conservada, localizada no topo de uma montanha (2400 metros de altitude) no Peru. Construída no século XV é provavelmente o maior símbolo do Império Inca, mesmo com apenas 30% da construção sendo original atualmente. Basicamente a cidade conta com duas grandes áreas, uma de agricultura e outra urbana, logo se impressiona pela organização da cidade, templos, casas, cemitérios, tudo bem distribuído e organizado.
CHICHÉN ITZÁ
Grande cidade da Civilização Maia, era um grande centro urbano dos maias e possui uma ampla variedade de estilos arquitetônicos, talvez devido a migrações e uma difusão cultural. Logo pode ser considerada a população com maior diversidade no mundo maia que refletiu no estilo da cidade.