Lógica, perguntado por tainaschiavoni08, 6 meses atrás

A seguir estão descritas algumas relações entre seres vivos:

I. Existem certas bactérias que conseguem transformar e utilizar substâncias com nitrogênio e que só vivem dentro de raízes de plantas como o feijão e a soja. Por meio das bactérias, essas plantas conseguem esses compostos, essenciais para seu desenvolvimento em solos pobres em nutrientes; em troca, elas lhes fornecem abrigo e alimento.

II. Existem algumas plantas que se reproduzem somente se determinadas espécies de abelha realizarem a chamada polinização em suas flores (essencial para a reprodução da planta); essas abelhas, por sua vez, obtêm alimento dessas e de outras plantas, sugando o néctar de suas flores.

III. Há certas espécies de bactérias que vivem no intestino de seres humanos e de outros animais alimentando-se dos restos que ali encontram, sem com isso causar prejuízo para seu hospedeiro. Essas bactérias produzem algumas vitaminas, como a vitamina B, que podem ser utilizadas também pelo hospedeiro, mesmo que ele já as tenha obtido pela alimentação.

Essas relações referem-se respectivamente a:

A
mutualismo, cooperação e cooperação.

B
mutualismo, mutualismo e cooperação.

C
cooperação, mutualismo e mutualismo.

D
cooperação, cooperação e mutualismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por joguinhos60099
2

Resposta:

Resposta letra: A

Explicação:

Gabarito do plurall

Respondido por Luh537
3

Resposta:

letra A

Explicação:

Todos os casos são benéficos para ambos os indivíduos em interação. O caso I corresponde a um mutualismo, pois sem a existência dessa interação as plantas não conseguiriam obter esses compostos com nitrogênio em quantidade satisfatória, e as bactérias não conseguiriam mais sobreviver fora dessas plantas. O caso II mostra uma cooperação, pois são diferentes espécies de abelhas que polinizam essa planta, e esses insetos ainda podem obter alimento de diferentes espécies de plantas, não sendo, portanto, uma relação obrigatória para as duas espécies. O caso III refere-se a uma cooperação, pois as bactérias se beneficiam da interação por obter alimento e abrigo, mas também podem contribuir com a produção de vitaminas utilizadas pelo hospedeiro; como essas vitaminas podem ser obtidas por outros meios, a relação caracterizada é não obrigatória. O caso III poderia ser tratado como mutualismo se o ser humano não conseguir obter a vitamina B pela alimentação, uma vez que a vitamina B é essencial.

DISTRATORES:

b) O caso II mostra uma cooperação e não um mutualismo, pois são diferentes espécies de abelhas que polinizam essa planta, e esses insetos ainda podem obter alimento de diferentes espécies de plantas, não sendo, portanto, uma relação obrigatória para as duas espécies.

c) O caso I corresponde a um mutualismo e não uma cooperação, pois sem a existência dessa interação as plantas não conseguiriam obter esses compostos com nitrogênio em quantidade satisfatória, e as bactérias não conseguiriam mais sobreviver fora dessas plantas. O caso II mostra uma cooperação e não um mutualismo, pois são diferentes espécies de abelhas que polinizam essa planta, e esses insetos ainda podem obter alimento de diferentes espécies de plantas, não sendo, portanto, uma relação obrigatória para as duas espécies. O caso III refere-se a uma cooperação e não um mutualismo, pois as bactérias se beneficiam da interação por obter alimento e abrigo, mas também podem contribuir com a produção de vitaminas utilizadas pelo hospedeiro; como essas vitaminas podem ser obtidas por outros meios, a relação caracterizada é não obrigatória. O caso III poderia ser tratado como mutualismo se o ser humano não conseguir obter a vitamina B pela alimentação, uma vez que a vitamina B é essencial.

d) O caso I corresponde a um mutualismo e não uma cooperação, pois sem a existência dessa interação as plantas não conseguiriam obter esses compostos com nitrogênio em quantidade satisfatória, e as bactérias não conseguiriam mais sobreviver fora dessas plantas. O caso III refere-se a uma cooperação e não um mutualismo, pois as bactérias se beneficiam da interação por obter alimento e abrigo, mas também podem contribuir com a produção de vitaminas utilizadas pelo hospedeiro; como essas vitaminas podem ser obtidas por outros meios, a relação caracterizada é não obrigatória. O caso III poderia ser tratado como mutualismo se o ser humano não conseguir obter a vitamina B pela alimentação, uma vez que a vitamina B é essencial.

Perguntas interessantes