a) Se x² = 4, então x^6 = 64
b) Se x^6 = 64, então x = 2.
Por que a afirmação da letra “a” é verdadeira e a da letra “b” é falsa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por que também é igual a 64.
Explicação passo-a-passo:
Todo número elevado a um expoente par resultará em uma potência positiva, ou seja, sempre existem dois números de sinais opostos que resultam no mesmo valor. Nesse caso, temos os números 2 e -2 e, se elevarmos ambos ao quadrado, obteremos o mesmo resultado:
O mesmo acontecerá com o expoente 6, que também é par.
Isso acontece por causa das regras de sinais, sempre que a multiplicação ou divisão entre uma quantidade par de termos tiver sinais iguais, o resultado será positivo ("sinais iguais, mais"). Dessa forma, podemos afirmar que, se então com certeza , mas se , não necessariamente x = 2 pois há um outro valor possível: .
Resposta: A afirmação em a) é verdadeira, pois, para e reais, com , a implicação também é verdadeira. A afirmação em b) é falsa, ao passo que, para e reais, com , a implicação é falsa.
Segue abaixo a explicação generalizada sobre a veracidade da implicação explícita no item a):
Sabe-se que a função proposicional (sentença aberta) , com , é o antecedente e é o consequente da implicação ; que é verdadeira para todo real e não negativo. O que equivale, em linguagem matemática, a: . Tal implicação é sempre válida, ao passo que elevar à terceira potência ambos os membros de uma igualdade já verdadeira, a torna uma outra também verdadeira. Assim sendo, é verdade que:
Segue a explicação generalizada e que diz respeito à falsidade da implicação explícita no item b):
É sabido que a sentença aberta , sendo , é o antecedente e é o consequente da implicação ; sendo real e positivo. O que também pode ser escrito, em símbolos, por: . Tal implicação é sempre falsa, ao passo que se desconhece o sinal de . A falsidade dela está diretamente associada à existência de duas propriedades notáveis envolvendo os números reais, que por sua vez são dadas por: e . Sendo assim, desenvolveremos o antecedente , e com isso mostraremos que ele não acarreta o consequente . Logo:
⇒
⇒
⇒
⇒
⇒
⇒
⇒
De perceba que pode ser positivo ou negativo, ou seja, ou . A explicação da dupla possibilidade de sinal para dá-se pelo fato do ser igual a ou . Também é sabido que para valores não nulos de (), existem sempre dois valores distintos para , ou seja, , se e , se . Disso, a expressão fica:
⇒
De , temos que existem dois valores possíveis para , que são eles: ou . O item b) está afirmando que existe um único valor para (), o que é absurdo, pois também pode ser o simétrico de . Ou seja, também é valido que . Isso explica, de uma maneira generalizada, o porquê da implicação explícita no item b) ser falsa.
Abraços!