a-se que na América Latina existam mais de 800 povos indígenas, representando cerca de 8,3% da
população lotal, isto é, 45 milhões de pessoas
1- Qual a importância dos movimentos sociais indígenas na América Latina?
2-Quando que o movimento indígena do Brasil ganhou força?
3-Quais são os paises da América Latina que predominam a população indígena?
Bom
Soluções para a tarefa
Resposta:
1Os movimentos indígenas inerentes à América Latina apresentam grande importância no contexto social e mundial, haja vista que são ações voltadas para garantir e firmar a luta pela igualdade de direitos dos indígenas, visando assim a maior inserção dos mesmos na sociedade na qual vivemos
2movimento indígena, com o apoio de entidades e setores importantes da sociedade brasileira, alcançou memoráveis conquistas constitucionais em 1988. Estas conquistas animaram a bases indígenas que foram construindo diferentes instrumentos de luta para assegurar esses direitos.
3Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%).
Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%).O Brasil, com 900 mil indígenas, tem o maior número de comunidades (305), seguido pela Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39). De acordo com o estudo, muitas estão em perigo de desaparecimento físico ou cultural, como no Brasil (70 povos em risco), na Colômbia (35) e na Bolívia (13).