a) Se os inseticidas neonicotinoides são usados para matar insetos, como eles podem afetar animais vertebrados, como aves e peixes?
b) Qual a relação entre a imidacloprida e os neonicotinoides?
c) Que resultados os cientistas obtiveram em relação ao declínio de populações de aves estudadas na Holanda?
d) Qual foi a explicação dada pelos cientistas para o declínio dessas populações de aves?
e) Como funciona o inseticida à base de neonicotinoide?
f) Qual seria o grau de prevalência (predomínio, retenção) desse inseticida neonicotinoide no ambiente, segundo os dados do texto?
g) Qual o risco que os inseticidas neônicos, tratados no texto, representam para as populações de abelhas europeias?
Soluções para a tarefa
Oi!
Para responder vou responder essa questão de uma maneira mais abrangente.
Primeiramente, entenda que os neonicotinoides são os inseticidas mais empregados em todo o mundo, sendo 10 mil vezes mais fortes que o DDT, por conta disso uma quantidade realmente ínfima desse composto é suficiente para exterminar populações inteiras de variados insetos, tais como as abelhas, por exemplo.
A quantidade de neonicotinoides utilizado na agricultura como defensivo, além de exterminar os insetos, é também absorvida pelas folhas, frutas, flores e pólen ou néctares.
Então, os animais que venham a se alimentar de tais insetos ou de vegetais contaminados, também se contaminam.
a) A morte dos insetos causada por esses pesticidas desencadeia um efeito nas cadeias e teias alimentares, já que os animais que se alimentam diretamente desses insetos passam a ter menos alimento.
b) A imidacloprida é um tipo de inseticida neonicotinoide.
c) Os pesquisadores, que monitoraram as populações de 15 espécies de aves onde havia grande concentração da imidacloprida na água, verificaram que estas perderam 3,5% dos indivíduos anualmente em comparação com lugares onde o nível do pesticida era menor.
d) O declínio nas populações de aves está relacionado com a diminuição da capacidade de procriar desses animais devido à falta de alimento (morte dos insetos pelo inseticida), mas pode haver também outras causas.
e) O inseticida à base de neonicotinoide é borrifado na planta, muitas vezes nas próprias sementes, e cerca de 5% dele é absorvido pela planta. Quando um inseto herbívoro (principalmente na fase de larva) se alimenta dessa planta, ingere o veneno que é tóxico para o seu sistema nervoso central, o que o leva à morte.
f) O grau de prevalência, isto é, a porcentagem do inseticida que fica no ambiente, deve ser em torno de 95%, já que apenas 5% é absorvido pela planta.
g) As populações de abelhas europeias sofrem sérios riscos de serem eliminadas, pois desde o final dos anos 90 elas entraram em colapso, justamente quando os inseticidas neônicos começaram a ser mais usados.