A saúde não é uma mercadoria transacionável no mercado; é uma questão de direitos e um dever do setor público. Como tal, os recursos para o setor devem ser equitativos e universais. A experiência demonstra que a comercialização de bens sociais vitais, tais como educação e cuidados de saúde, provoca desigualdades na saúde; a oferta desses bens sociais vitais tem de ser administrada pelo setor público, e não deixada a cargo dos mercados. Além disso, deve haver liderança no setor público para uma regulação real de produtos e das atividades e condições que degradem a saúde ou conduzam a desigualdades neste setor. O que significa que a avaliação competente e regular do impacto de todas as políticas implementadas e instrumentos de regulação do mercado sobre a igualdade na saúde deve ser institucionalizada nos níveis nacional e internacional.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O setor público deve ocupar-se apenas da avaliação e regulamentação dos serviços de saúde pelo setor privado, deixando para a iniciativa privada a gestão da pasta e o direcionamento das políticas a serem concebidas.
PORQUE
II. A privatização do sistema de saúde é a principal e mais adequada saída para os problemas enfrentados na atualidade no tocante à incapacidade do Estado de conceder a toda a população serviços de saúde de qualidade.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
No texto diz que saúde e educação não devem estar na mão do mercado
A alternativa 5 contém duas assertivas falsas sobre as políticas de saúde pública.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
O erro da assertiva I consiste em afirmar que o Estado não deve se preocupar com as políticas públicas de saúde. No Brasil, a saúde é um direito social que é aplicado para todas as pessoas, independentemente da classe social.
Nessa direção, a regulação dos serviços de saúde deve ocorrer por iniciativa do Estado.
Ainda, o erro da assertiva II consiste na afirmação de que a privatização é a única saída para a eliminação dos problemas relacionados à área da saúde. Na verdade, as parcerias público-privadas mostram que a união da iniciativa privada com o Poder Público pode trazer benefícios para toda a coletividade.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/26533094
Mantenha-se focado(a) em seus estudos!