A saúde mental está relacionada à qualidade de vida e esta qualidade de vida é representada pela percepção de bem estar, a partir das necessidades individuais, ambiente social, econômico e expectativa de vida. Deste modo, no cotidiano dos trabalhadores, há vários processos articulados aos objetivos idealizados tanto quanto a sua realização pessoal quanto organizacional (LIMONGE-FRANÇA, 2008). E, durante a atuação profissional do gestor de segurança no trabalho, podem ocorrer fatores determinantes na saúde mental no trabalho que devem ser considerados, como:
I. Remuneração pelo trabalho pode gerar sentimentos positivos ou negativos, influenciando na saúde do trabalhador.
II. O processo comunicacional dentro do ambiente de trabalho moldado pela cultura organizacional.
III. A relação dos níveis de atenção e concentração exigidos para a realização das tarefas.
IV. O tempo e ritmo de trabalho, como as jornadas e turnos de trabalho.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Explicação:
II. O processo comunicacional dentro do ambiente de trabalho moldado pela cultura organizacional.
CORRETO, vide p. 136 do livro Introdução à Psicologia. “O processo de comunicação dentro do ambiente de trabalho, moldado pela cultura organizacional, também é considerado fator importante na determinação da saúde mental.”
III. A relação dos níveis de atenção e concentração exigidos para a realização das tarefas.
CORRETO, vide p. 136 do livro Introdução à Psicologia. “Os níveis de atenção e concentração exigidos para a realização das tarefas, combinados com o nível de pressão exercido pela organização do trabalho, podem gerar tensão, fadiga e esgotamento profissional ou burnout (traduzido para o português como síndrome do esgotamento profissional ou estafa).”
IV. O tempo e ritmo de trabalho, como as jornadas e turnos de trabalho.
CORRETO, vide p. 136 do livro Introdução à Psicologia. “Os fatores relacionados ao tempo e ao ritmo de trabalho são muito importantes na determinação do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho. Jornadas de trabalho longas, com poucas pausas destinadas ao descanso e/ ou refeições de curta duração, em lugares desconfortáveis, turnos de trabalho noturnos, turnos alternados ou turnos iniciando muito cedo pela manhã; ritmos intensos ou monótonos; submissão do trabalhador ao ritmo das má¬quinas, sob as quais não tem controle; pressão de supervisores ou chefias por mais velocidade e produtividade causam, com frequência, quadros ansiosos, fadiga crônica e distúrbios do sono.”