A Saúde Coletiva teve suas origens pautadas no movimento preventivista e na medicina social, e reformulou questões referentes à prevenção e à promoção da saúde. Dessa forma, determina suas intervenções e tomadas de decisões fazendo análises segundo:
Soluções para a tarefa
A saúde coletiva é de fato uma das áreas da saúde onde precisamos concentrar nossos maiores esforços, pois quando conseguirmos estabelecer as medidas suficientes para uma elaboração das práticas de saúde coletiva, evitamos a proliferação de diversas doenças, e isso gera economia de recursos para o estado.
O NARSF é uma importante estrutura de saúde do coletivo, que conta com profissionais multidisciplinares, que buscam de maneira integrada combater os possíveis focos de doenças presentes na comunidade, outra atividade importante é a conscientização das pessoas sobre questões epidemiologias e de prevenção de doenças.
Como profissional de saúde a epidemiologia tem muita importância, pois, está está totalmente associada as medidas certas a se tomar em decorrência de surtos e investigação de diversas doenças.