) A Saúde Coletiva teve suas origens pautadas no movimento preventivista e na medicina social, e reformulou questões referentes à prevenção e à promoção da saúde. Dessa forma, determina suas intervenções e tomadas de decisões fazendo análises segundo: ( ) As práticas: formas de distribuição do poder, eleição de prioridades, perspectivas de inclusão social e visão de saúde ( ) As políticas: ações institucionais, profissionais e relacionais, permeabilidade às culturas, produção de conhecimento. ( ) As técnicas: são os meios aplicados para a intervenção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Alternativas: a) V - F - V. b) F - F - F. c) F - F - V. d) V - V - F. e) V - V - V. 2) Dentre as características do Modelo Biomédico, temos: Alternativas: a) O Modelo Biomédico utilizava a epidemiologia tradicional, que analisava a saúde da população pela presença ou ausência de fator de risco. b) O Modelo Biomédico adota a concepção de saúde enquanto ausência de doenças e multicausalidade. c) O Modelo Biomédico assume que a doença é entendida como resultante de um processo desencadeado por agentes externos. d) O Modelo Biomédico classifica as doenças em transmissíveis e não transmissíveis. e) O Modelo Biomédico conceitua a saúde como decorrente da inadaptação do organismo a um agente etiopatogênico. 3) Em relação ao termo Promoção de saúde é correto afirmar que surgiu: Alternativas: a) Em 1920, com o esforço da comunidade organizada para alcançar políticas que melhorassem as condições de saúde e os programas educativos para a população. b) Em 1920, quando Sigerist definiu como tarefas essenciais da medicina a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e acidentes e a atenção curativa. c) Em 1920, quando Winslow definiu como tarefa essencial da medicina. d) Em 1965, com a Carta de Otawa, como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo. e) Em 1974, com o Informe de Lalonde. 4) A Educação Popular em Saúde tem como objetivo: Alternativas: a) Transmitir conhecimentos relativos à saúde e à política, de forma a possibilitar que os mesmos tornem-se mais participativos na sociedade. b) Transmitir informações relacionadas à saúde da população de maneira que as mesmas se responsabilizem por sua saúde. c) O desenvolvimento da autonomia, e da emancipação dos grupos populacionais por meio da participação social, mobilização e política para a melhoria das condições de vida. d) O desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos cuidados com a saúde e o ambiente. e) Transmitir conhecimentos relativos à saúde da população, considerando os determinantes sociais de forma que ela adote as mudanças de hábitos e cuidados a saúde propostos.
Soluções para a tarefa
1) De acordo com Ceccim e Carvalho, a Saúde Coletiva realiza uma análise de acordo com as técnicas, os instrumentos, as políticas e as práticas. Assim, a sequência correta é V-V-F, visto que as técnicas são a organização e regulação dos recursos. Letra D.
2) O modelo biomédico é a forma tradicional de se ver o processo saúde-doença. De acordo com esta perspectiva, o médico, assim como os outros profissionais de saúde, percebem o processo saúde-doença apenas a partir de um viés biológico, onde a saúde é encarada como mera ausência de doença e esta última como produto de agentes patogênicos. Assim, o modelo biomédico usava a epidemiologia tradicional. Letra A.
3) O termo promoção da saúde foi cunhado em 1920 por Winslow que o definiu como "esforço da comunidade organizada para alcançar políticas que melhorassem as condições de saúde e os programas educativos para a população". Letra A.
4) A Educação Popular em Saúde possui como objetivo básico desenvolver na população a sua autonomia, emancipação e participação social. Letra C.
1. F - F - F
2. O Modelo Biomédico utilizava a epidemiologia tradicional, que analisava a saúde da população pela presença ou ausência de fator de risco.
3. Em 1920, com o esforço da comunidade organizada para alcançar políticas que melhorassem as condições de saúde e os programas educativos para a população.
4. O desenvolvimento da autonomia, e da emancipação dos grupos populacionais por meio da participação social, mobilização e política para a melhoria das condições de vida.