A satisfação no trabalho é uma medida multidimensional da atitude geral dos funcionários. Contudo, embora seja uma medida geral não se pode desconsiderar fatores individuais e o contexto de trabalho de cada funcionário.
Como você agiria sendo gestor de um grupo, em que você percebeu que após estruturado e apresentado o cronograma de férias, dois de seus funcionários ficaram chateados com os períodos a eles definidos e isso influenciou o desempenho desses no ambiente de trabalho:
A. Eu como gestor não poderia fazer nada, pois regras são dadas para serem cumpridas.
B. Eu, enquanto gestor, chamaria esses funcionários para dialogar com eles, esclarecer os motivos que os fizeram baixar seu desempenho e tentaria compreender o contexto individual deles. Juntos, poderíamos pensar uma forma de amenizar o descontentamento, de forma a não prejudicar ninguém.
C. Eu, enquanto gestor, tomei a decisão e não posso voltar atrás. Gestor é tomador de decisão.
D. Para que eu não incorra em riscos numa tomada de decisão como essa, eu vou enviar um email à gestão superior para que eles me indiquem o que fazer; sou gestor, mas não posso tomar decisões dessa natureza sem ter suporte da esfera superior.
E. Como gestor, eu penso que meus melhores funcionários devam ter prioridade no grupo e eles escolheram os períodos que desejam gozar as férias. Portanto, não poderei alterar para contentar quem não figura como os melhores do meu grupo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu, enquanto gestor, chamaria esses funcionários para dialogar com eles, esclarecer os motivos que os fizeram baixar seu desempenho e tentaria compreender o contexto individual deles. Juntos, poderíamos pensar uma forma de amenizar o descontentamento, de forma a não prejudicar ninguém.
Explicação:
Como gestor é preciso estar atendo aos resultados finais, o dialogo é a melhor opção de obter uma informação direta e segura.
Levando-se em consideração que existe a possibilidade de haver outros outros fatores que possam estar interferindo na queda na produção.
Desta forma é preciso ter uma expertisse em conhecer o cenário, o que levará a uma correta tomada de decisão.
Resposta:
B
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
Regras são para serem obedecidas, contudo cronograma de férias pode ser modificado a partir de uma análise do gestor da necessidade de cada grupo e do contexto individual.
Um gestor, com certeza, toma decisões; mas há situações que podem e devem trazer os funcionários a participarem e envolverem-se nas decisões. Isso reforça o engajamento deles e reforça a confiança e crença na ética no ambiente de trabalho.
Você estruturou e apresentou o cronograma de férias, portanto você é o responsável por essa ação; conhece as necessidades do grupo e as demandas de trabalho. Portanto, não há justificativa para que envie um e-mail à gestão superior para que eles indique o que se deve ser feito.
Para que o gestor tenha a confiança dos membros de seu grupo é fundamental transparência e seriedade. Ética também faz parte da satisfação dos funcionários é isso tem influencia direta no desempenho do trabalho.