História, perguntado por edsonkim9142, 6 meses atrás

A sabinada, que agitou a bahia entre novembro de 1837 e março de 1838, (a) tinha objetivos separatistas, no que diferia frontalmente das outras rebeliões do período. (b) foi uma rebelião contra o poder instituído no rio de janeiro que contou com a participação popular. (c) assemelhou-se à guerra dos farrapos, tanto pela postura antiescravista quanto pela violência e duração da luta. (d) aproximou-se, em suas proposições políticas, das demais rebeliões do período pela defesa do regime monárquico. (e) pode ser vista como uma continuidade da rebelião dos alfaiates, pois os dois movimentos tinham os mesmos objetivos

Soluções para a tarefa

Respondido por camilaperrut
0

Segundo o enunciado, considerando a Sabinada, podemos afirmar que a alternativa correta é B.

Sobre a Sabinada

A Sabinada foi uma revolta que ocorreu na Bahia, entre os anos de 1837 e 1838, durante o Brasil Império. Durante esse período, o Brasil não tinha imperador no trono e o comando do império estava nas mãos dos regentes. Por essa razão, afirma-se que a revolta da Sabinada ocorreu no Período Regencial.

Assim como muitas outras rebeliões, a Sabinada via o governo central como incapaz de atender às demandas locais, mesmo com a cobrança de altos impostos que, obviamente, não eram revertidos em benefícios locais.

Logo, a pretensão da rebelião era manter um governo autônomo e guiar, de acordo com aquilo que consideravam mais adequado, a situação política local, contando, para isso, com a participação tanto das camadas populares quanto das elites locais (que seriam as mais beneficiadas pela vitória, que não aconteceu).

Saiba mais sobre Sabinada em https://brainly.com.br/tarefa/11485914

Espero ter ajudado :)

#SPJ4

Perguntas interessantes