A Rússia, no começo do século XX, não tinha uma situação social nem econômica favorável. Mesmo assim entrou numa disputa bélica contra o Japão (1904) e na Primeira Guerra Mundial. Relacione de que maneira esses dois conflitos podem ter aumentado a insatisfação da população com o governo absolutista de Nicolau II. *
1 ponto
a) Havia má distribuição de renda e grande desigualdade social. Sem tentar resolver essas questões, o governo colocou o país em duas guerras vistas como desnecessárias para a população, pois não ajudavam nos problemas sociais do país. Ao contrário, pioravam, pois muitos morriam, os campos eram destruídos e os preços subiam, convulsionando mais ainda a situação.
b) Havia má distribuição de renda e grande desigualdade social. Para tentar resolver essas questões, o governo colocou o país em duas guerras vistas como necessárias para ajudar a população, pois toda guerra melhora um país, melhorando os campos de produção agrícola.
c) Havia boa distribuição de renda e não havia desigualdade social. Sem ter que lidar com essas questões, o governo colocou o país em duas guerras vistas como úteis para a população, pois ajudavam nos problemas sociais do país, melhorando a produção, pois os russos não morriam em guerras.
d) Havia má distribuição de renda e grande desigualdade social. Sem tentar resolver essas questões, o governo colocou o país em duas guerras vistas como desnecessárias para a população, pois não ajudavam nos problemas sociais do país. Para o czar, os grandes inimigos da Rússia eram a nobreza e o clero ortodoxo, que pregavam o fim da monarquia no país.
Soluções para a tarefa
Google classroom
1 - a) Havia má distribuição de renda e grande desigualdade social. Sem tentar resolver essas questões, o governo colocou o país em duas guerras vistas como desnecessárias para a população, pois não ajudavam nos problemas sociais do país. Ao contrário, pioravam, pois muitos morriam, os campos eram destruídos e os preços subiam, convulsionando mais ainda a situação.
2 - b) o processo revolucionário russo começou pela insistência na permanência desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em milhões de mortes.
Explicação:
1 - O governo era Monárquico Absolutista e todo o poder se concentrava nas mãos do czar. O czar e sua família, a nobreza e o clero ortodoxo possuíam enormes privilégios e eram donos da maior parte das terras russas. A maioria dos camponeses era explorada por seus senhores, eles eram os mais atingidos pelo analfabetismo, pelas doenças e pelas crises de fome que assolavam o país com frequência. Nas cidades, os salários eram muito baixos, os riscos de acidentes eram altos e a jornada de trabalho chegava a 14 horas por dia. As guerras só pioraram essa situação, aumentando o descontentamento com o governo do czar Nicolau II.
2 - A Revolução de Fevereiro de 1917 teve início com protestos contra a presença do país na 1ª Guerra Mundial. Manifestações de 23/02/1917 (calendário juliano) em Petrogrado, a capital, levaram à renúncia do Czar Nicolau II. A Rússia se tornou uma República com um governo provisório liderado pelos mencheviques. Mas a Rússia permaneceu na guerra. Os lemas defendidos por Lênin (líder dos bolcheviques): “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes”. 25/10/1917: tropas bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno e instalaram o governo bolchevique com a liderança de Lênin, implantaram do socialismo e tiraram o país da guerra.