História, perguntado por danieloliveira39, 9 meses atrás

"A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Oriental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial (...) tão pronta estava a Rússia para a revolução social que as massas de Petrogrado imediatamente trataram a queda do czarismo como uma proclamação de liberdade, igualdade e democracia direta universais. O feito extraordinário de Lenin foi transformar essa incontrolável onda anárquica popular em poder bolchevique". HOBSBAWN, Eric John - Era dos extremos (1995). A partir do texto, explique as condições estruturais que permitem ao autor considerar a Rússia madura para a revolução social.

Soluções para a tarefa

Respondido por thallessouvillaboa
32

A Rússia se encontrava em atraso comparado aos demais países, ainda no século XX era aplicado um sistema com características feudais. Que era governado pelos czares, na época Nicolau II. Onde a população insatisfeita com o governo absolutista, fez uma uma passeata que acabou em massacre conhecido como Domingo Sangrento ou Pré-revolução.

O clima havia ficado mais tenso, pois a Rússia entrou para a Primeira Guerra Mundial, sempre saindo com saldo negativos das batalhas, sem recursos para lutar. A população revoltada com toda a situação pressionou o czar a abdicar do cargo, assim dando espaço para a revolução.

Uma revolução só ocorre quando a maioria deseja.

Perguntas interessantes