A Rússia a partir do primeiro governo de Vladimir Putin apresentou maior proatividade em suas ações na esfera das relações internacionais. O território russo foi diminuído após o fim da União Soviética, mas com a presença de Putin tornou-se um projeto o re-estabelecimento da influência sobre as antigas fronteiras, constituindo parcerias e unindo os países ex-soviéticos em organizações de cooperação militar e comercial. A influência da Rússia é revelada, militarmente, em: A)Tentativa de controle do CEI e dos países membros. B)Disputar com o Irã o controle da tecnologia militar. C) Controlar a Moldávia, país com pior IDH da Europa, pós queda da URSS. D) Garantir o escoamento da produção de óleo e gás, que passam pela Geórgia. E) Manter o Azerbaijão sob domínio para garantir a produção de petróleo e gás.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A).
Explicação:
Como é dito no texto, a Rússia, procura manter uma relação de influência sobre os países que compunham a União Soviética, com uma cooperação militar e comercial com esses países, sempre tendo uma relação de apoio aos países menos desenvolvidos.
Através da CEI e dos países membros, a Rússia influencia militarmente os países de sua região (alternativa a).
Após a desintegração da União Soviética foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que reunia 11 repúblicas da ex-União Soviética, em um bloco cujo principal objetivo era a ajuda mútua entre os países-membros.
O que foi demonstrado é que a criação deste bloco na verdade tinha o objetivo de manter o poder e a influência geopolítica da Rússia sobre os países membros, como era feito na época da União Soviética.
De todas as ex-repúblicas soviéticas, a Federação Russa é a mais poderosa e a de maior desenvolvimento econômico. O poderio militar herdado da ex-União Soviética torna o país extremamente poderoso e influente na região, onde impõe seus interesses aos países menores de sua esfera de influência.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/24728271