Saúde, perguntado por WilliamRWR02, 11 meses atrás

A RPG é fundamentada em profundo conhecimento da anatomia,
biomecânica, cinesiologia e osteopatia, que se baseia no alongamento global
dos músculos antigravitacionais e no alongamento dos músculos organizados
em cadeias cinéticas musculares. Sobre este método analise as afirmações a
seguir:
I – Os alongamentos das cadeias musculares no método RPG ocorre em um
período de 15 a 20 minutos;
II – Reproduz várias posições do cotidiano (em pé, sentado, deitado, inclinado
para a frente, entre outros), para que o indivíduo tenha melhor compreensão da
biomecânica corporal;
III - Está pautado na análise minuciosa e observação de anatomia, fisiologia e
fisiopatologia, focado na individualidade de cada pessoa e na elaboração do
plano de tratamento.
Marque a opção correta:
A) Somente o item I está correto;
B) Somente o item III está correto;
C) Todos os itens estão corretos;
D) Somente o item II está correto;
E) Nenhum dos itens estão corretos.

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizrosabr
0

Resposta:

CONTEXTUALIZAÇÃO: O método de Reeducação Postural Global (RPG) tem sido utilizado na clínica com relatos de benefícios para a prevenção e recuperação de disfunções musculoesqueléticas. Após duas décadas de aplicação, estudos têm verificado sua eficácia no tratamento de diferentes condições clínicas e ele tem sido comparado com outros recursos fisioterapêuticos. Entretanto, são poucos os estudos voltados à comprovação dos princípios defendidos pelo autor do método, o que torna frágeis as argumentações em favor dele.

OBJETIVO: Realizar, com base na literatura científica, uma análise crítica dos efeitos da intervenção fisioterapêutica utilizando o método RPG.

MÉTODOS: Pesquisaram-se as bases de dados Medline, SciELO, LILACS e PeDRO, de 2000 a 2010, considerando os unitermos: RPG, alongamento global e alongamento ativo.

RESULTADOS: Foram encontrados 25 estudos, sendo 13 relacionados ao método RPG e oito aos alongamentos global e ativo, além de três livros e uma tese. Após análise, 20 referências foram utilizadas.

CONCLUSÕES: Parte dos estudos aponta que o método RPG é mais efetivo, enquanto outros mostram resultados similares a outros métodos de intervenção fisioterapêutica. Estudos indicam benefícios do método na melhora da força muscular respiratória, expansibilidade torácica, mobilidade toracoabdominal e da pressão respiratória máxima, além de reduzir a dor, a perda de urina em mulheres incontinentes, melhorar a flexibilidade, a atividade eletromiográfica nas disfunções temporomandibulares e a estabilidade postural em alterações ortopédicas de membros inferiores. Limitações metodológicas observadas sugerem a necessidade de maior rigor em futuras pesquisas.

Explicação:

Perguntas interessantes